Indústria pressiona governo por IPI menor

Leia em 2min 30s

Representante do setor promete levar estudo sobre o pedido ao Ministério da Fazenda


O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, pediu na quarta-feira ao Ministério da Fazenda que prorrogue mais uma vez a vigência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para a linha branca. O benefício foi renovado em março por três meses e, se não houver uma nova prorrogação, terminará no fim deste mês.

Anunciada pela primeira vez na crise financeira de 2008 e 2009, a redução do IPI para eletrodomésticos da chamada linha branca foi reeditada em dezembro do ano passado, às vésperas do Natal, para estimular o consumo, diante de um novo capítulo da crise global.

Para os fogões, a alíquota caiu de 4% para zero. No caso das geladeiras, foi reduzida de 15% para 5%; nas máquinas de lavar, a taxação caiu de 20% para 10%; e para os tanquinhos, o tributo recuou de 10% para zero. Agora, sob o argumento de que a medida fez avançar as vendas do setor, a Eletros está pressionando o governo por uma nova prorrogação desse benefício fiscal.

Vendas caíram em abril, mas subiram em maio

Na avaliação de Kiçula, os três primeiros meses deste ano foram positivos para a indústria, com uma alta nas vendas entre 5% e 10% sobre o mesmo período de 2011. Em abril, no entanto, houve uma queda de 5%. Em maio, as vendas voltaram a apresentar crescimento.

— Não nos deram nenhuma pista se vão renovar ou não (o IPI). Ficamos de fazer um estudo e voltar — afirmou o presidente da associação, depois de se reunir com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. Segundo ele, ficou acertado o agendamento de uma nova reunião com o governo para analisar o pedido da indústria.

Diante da economia estagnada, os fabricantes pressionam para que, desta vez, o benefício seja estendido até dezembro. Para Valdemir Dantas, dono da fábrica de eletrodomésticos Latina, a redução é positiva, mas o fato de ser por um período curto torna inviável o planejamento dos empresários.

— As políticas são importantes no atual contexto da economia, mas não garantem uma visão a longo prazo. É uma situação desanimadora — lamentou.

Para a Whirlpool, que reúne as marcas Brastemp, Cônsul e KitchenAid, a prorrogação fortalecerá a indústria. “O setor de eletrodomésticos faz larga utilização de matéria-prima nacional. A renovação da medida será muito bem-vinda”, informou a empresa.

Taxação menor para móveis termina no fim do mês

Com as reduções, o governo busca incentivar o consumo e minimizar os efeitos da crise financeira mundial no Brasil. A equipe econômica trabalha para que a atividade tenha crescimento de, no mínimo, 2,7%, igual ao ano passado. O mercado já aposta em um avanço de apenas 2,3% para este ano. Até o fim do mês, também valem alíquotas reduzidas de IPI sobre móveis (de 5% para zero); laminados (de 15% para zero); papel de parede (20% para 10%); e luminares e lustres (15% para 5%).


Veículo: O Globo - RJ






Veja também

Indústria da borracha deve fechar o ano no vermelho

Este ano tem sido de prejuízo para as indústrias de artefatos de borracha instaladas em Minas Gerais. A ex...

Veja mais
Sobrepeso direciona setor têxtil para o mercado plus

As confecções e as lojas estão de olho no plus size. Antes visto com cautela por parte dos empres&a...

Veja mais
Quantidade que preocupa

Com seca e granizo, o Estado colheu este ano a segunda maior safra de uva. Foram colhidos 696,1 milhões de quilos...

Veja mais
Preço do leite com antecipação

As empresas de beneficiamento e comércio de laticínios serão obrigadas a informar aos produtores de...

Veja mais
Almeida Junior avança fora de SC

O Grupo Westfield Almeida Junior, que tem cinco shopping centers em Santa Catarina, definiu o seu primeiro projeto fora ...

Veja mais
Nova lei do transporte em debate

O setor de transporte se empenha em seguir as novas regras para o trabalho no setor, que entraram em vigor domingo com a...

Veja mais
Centenária, Lacta entra em duelo com Nestlé

Companhia lança o Bubbly para competir com o Suflair, líder no segmento de chocolates aerados no Brasil A...

Veja mais
Vendas de produtos juninos devem superar 2011

As redes de varejo estão confiantes em relação às vendas de produtos para as festas juninas ...

Veja mais
Crise espanhola estremece desempenho da Danone

A francesa Danone SA emitiu um alerta de lucro ontem, citando uma queda no consumo no sul da Europa, especialmente na Es...

Veja mais