Wal-Mart dá descontos para consumidor consciente

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A antiga prática das padarias do interior que davam desconto no preço do pãozinho para o cliente que levava a sua sacola de pano chegou aos templos do varejo moderno - mas não apenas com o apelo comercial e sim o de conscientizar os consumidores a conservar o meio ambiente. As redes de supermercado Bompreço e Hiper Bompreço, do grupo Wal-Mart, no Recife e em Salvador, começam no próximo dia 1 de dezembro a dar um crédito de R$ 0,03 por cada sacola plástica não utilizada pelos clientes que poderão levar suas próprias sacolas retornáveis (e de qualquer material) para transportar suas compras. O Bompreço também irá oferecer, por R$ 2, sacolas retornáveis de algodão cru que suportam até 35 quilos. "O Wal-Mart já investiu US$ 500 milhões em sustentabilidade no mundo e este programa é pioneiro no varejo de alimentos, globalmente", afirma o vice-presidente do Bompreço, Marcos Ambrozano.

 

Para cada compra de até cinco itens, o consumidor receberá o crédito de R$ 0,03, equivalente ao custo de uma sacola. A economia para a rede, segundo Ambrozano, não é significativa mas faz parte das metas de redução de impactos ambientais do Wal-Mart Brasil, que planeja diminuir em 50% o uso de sacolas plásticas até 2013, além de cortar em 25% os resíduos sólidos. O incentivo financeiro para a mudança de hábitos é uma alternativa encontrada para alterar o resultado de uma pesquisa nacional do Ibope onde 71% dos clientes aprovaram o uso das sacolas plásticas.

 

A expectativa do Wal-Mart é que o início da experiência em 52 lojas nordestinas, baseado num teste piloto realizado com consumidores do Sul, dará subsídios para implantar o programa em todo o Nordeste até o primeiro trimestre de 2009 e em todo o País até o final do próximo ano. "São nove estados e essa pluralidade é o melhor campo de testes. Teremos uma mostra geograficamente diversa que vai nos permitir aprender mais sobre nossos clientes."

 

Expansão

 

Presente em 18 estados, em todas as regiões com exceção apenas do Norte, o Wal-Mart Brasil manteve a aposta no Nordeste este ano. Das 36 novas lojas abertas no Brasil em 2008, 22 serão na região que receberá R$ 700 milhões dos R$ 1,2 bilhão em investimentos realizados pelo grupo no Brasil.

 

Este ano os nordestinos receberam as primeiras lojas da bandeira Maxxi, três delas em Salvador (BA) e uma em Fortaleza (CE), aberta ontem. O Sam''s Club, também aberto ontem, no Recife, mostra a resposta positiva do mercado com um recorde na inscrição de associados, registrando 53 mil sócios antes da inauguração. Mantido o ritmo, a previsão é que a média de cem mil associados do Sam''s Club no primeiro ano será atingida também em tempo recorde.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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