Até o ano 2000 os biscoitos salgados respondiam por apenas 4% do mercado total desses produtos. No entanto, a introdução das embalagens individuais pela Kraft Foods modificou esse cenário. Desde então, versões individuais entraram no foco de atenção das fabricantes e a categoria ganhou impulso. Hoje, oito anos depois, puxa o crescimento das vendas e deve alcançar 8% do total, ante 7% em 2007. Este ano, as vendas das indústrias devem totalizar R$ 5,65 bilhões, alta de 7,5% sobre os resultados obtidos em 2007. No varejo serão R$ 8,03 bilhões, alta de 8,6%. Em volume, as vendas devem ficar em 1,177 milhão de toneladas este ano, 4% superior a 2007, segundo estimativas do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo (Simabesp).
"Os consumidores estão cada vez mais preocupados com praticidade. As indústrias estão buscando os consumidores individuais", explicou José dos Santos dos Reis, presidente do Simabesp e vice-presidente da Associação Nacional da Indústria de Biscoito (ANI). Segundo Reis, as vendas de biscoitos salgados crescem todos os anos enquanto a de recheados, por exemplo, que representam 28% do mercado, se mantém estável.
Veículo: Gazeta Mercantil