A PepsiCo está lançando seu primeiro iogurte nos Estados Unidos, como parte da estratégia para ampliar o leque de produtos com apelo mais nutritivo da companhia, mundialmente conhecida por seus refrigerantes e salgadinhos.
Os iogurtes são resultado de uma parceria com o Theo Muller , grupo alemão do setor de laticínios. A joint venture, denominada Muller Quaker Dairy, está construindo uma fábrica em Batavia, Nova York, que segundo a PepsiCo será uma dos maiores do país. A unidade deve gerar mais de 180 empregos. Enquanto não fica pronta, os iogurtes da companhia serão produzidos na Alemanha.
Embora a PepsiCo comercialize iogurtes e leite na Rússia e no Oriente Médio, não vende laticínios nos Estados Unidos, onde gerou mais da metade de sua receita global de US$ 66,5 bilhões no ano passado.
"Tivemos sucesso em nossa atividade com laticínios em outras partes do mundo, essa é uma categoria com fortes perspectivas de crescimento", disse Mehmood Khan, diretor científico e de pesquisa e desenvolvimento mundial da PepsiCo, no comunicado.
Neste mês, a nova joint venture começará a vender uma gama de produtos, como os iogurtes Muller Corner e Muller Greek Corner, em 17 mercados nos Estados Unidos.
Nos últimos anos, a PepsiCo vem desenvolvendo outros produtos - além de seus refrigerantes, dos Cheetos e Doritos - para atrair consumidores cada vez mais preocupados com a saúde, comercializando alimentos "bons para você", em oposição ao que a empresa denomina "divertidos para você". Alguns dos sabores dos novos iogurtes, como "Choco Balls" and "Chocolate Flakes", parecem enquadrar-se nessa linha. Também serão oferecidos sabores padrão, como mirtilo e morango, iogurte tipo grego e com frutas. Eles têm entre 130 e 220 calorias, dependendo do sabor.
A PepsiCo não é a única companhia com intenção de capitalizar o crescente apetite americano por iogurte. A General Mills planeja lançar 40 novos iogurtes este ano, entre eles versões de 100 calorias de iogurte grego sob sua marca Yoplait.
Os produtores de iogurte grego Chobani e FAGE também informaram que planejam uma expansão de suas operações em Nova York, que produz grande parte do iogurte no país.
As 29 fábricas de iogurte em Nova York produziram 530 milhões de libras (peso) do produto no ano passado, um aumento de 40% em comparação com 2010.
Veículo: Valor Econômico