A baixa demanda do mercado externo, principalmente na Europa, vem puxando para baixo as vendas da Metalfrio, multinacional brasileira líder em refrigeradores comerciais, que tem no exterior cerca de metade da sua receita. Para enfrentar esse cenário, a fabricante decidiu aumentar a aposta em serviços no Brasil.
A empresa começa a prestar assistência técnica às máquinas dos seus concorrentes no país. Até então, esse serviço estava vinculado apenas aos seus próprios equipamentos. Só eventualmente, quando se tratava de grandes clientes como Coca-Cola ou Unilever (dona da Kibon), a Metalfrio consertava máquinas de concorrentes.
Segundo o presidente da companhia, Luiz Eduardo Moreira Caio, a expectativa é fazer com que essa divisão de serviços - representada pela subsidiária Life Cycle -, que responde hoje por de 10% da sua receita, dobre para 20% até o fim de 2014.
"Por meio de uma linha 0800, nós nos propomos a atender 85% das chamadas em até 24 horas", afirma Caio. "A assistência precisa ser rápida porque um freezer de sorvete ou cerveja quebrado é prejuízo na certa". São as fabricantes de bebidas e sorvetes que compram o freezer da Metalfrio, ou de concorrentes, e o instalam na loja, comprometendo-se com o varejista a fazer a manutenção do equipamento.
Paralelamente à assistência técnica, a Metalfrio oferece o serviço adicional de monitoramento remoto do parque de refrigeradores. "Por meio de um módulo instalado no freezer, é possível enviar um sinal via 'wireless' para a central da Life Cycle e oferecer um atendimento em até três horas no máximo", diz Adilson Lemos, gerente de marketing da Metalfrio. "É algo fundamental para freezers de sorvetes, para que a carga não seja perdida".
Segundo levantamento feito pela Metalfrio, há um parque instalado de 4,5 milhões de refrigeradores comerciais no Brasil, de várias marcas. "Desse total, 2,5 milhões pertencem ao dono do ponto de venda, não estão em comodato", diz Caio. "Para nós, interessa atender esse cliente de menor porte, de abrangência regional, que tem, cada um, cerca de 10 mil geladeiras".
Segundo o executivo, com o serviço prestado pela Metalfrio, o cliente poderá reduzir seu custo de manutenção de equipamentos entre 20% e 30%. "Temos cerca de 2 mil técnicos terceirizados em todo o país, além de aproximadamente 300 postos autorizados", afirma.
Nas estimativas da Metalfrio, entre 6% e 7% do parque nacional de refrigeradores é renovado todo ano. "Ao quinto ou sexto ano de vida, o equipamento passa por reforma, funcional e estética, que pode garantir sobrevida por mais seis anos", diz Caio, ressaltando que esse serviço de reforma também passa a ser oferecido pela Metalfrio para máquinas de terceiros.
A empresa soma quatro fábricas, sendo apenas uma no Brasil, em Três Lagoas (MS). As demais ficam na Turquia, Rússia e México. Existem também um centro de distribuição nos Estados Unidos e outro na Dinamarca. A Metalfrio está entre as empresas brasileiras mais internacionalizadas, conforme pesquisa recente da Fundação Dom Cabral. "Vamos expandir o atendimento técnico para máquinas de terceiros para o México e a Rússia".
Segundo Caio, na Rússia, uma geladeira demora até cinco dias para ser consertada. "Temos 48 postos de atendimento no país e podemos reduzir esse prazo para três dias". No México, segundo o executivo, onde existem 160 postos, o prazo para resolver o problema será de até 48 horas.
No primeiro trimestre deste ano, com forte impacto da baixa demanda na Europa, a receita líquida recuou 15,8%, para R$ 162,7 milhões, em comparação ao mesmo período de 2011. O lucro líquido do período cresceu 47,2%, para R$ 17,5 milhões, devido à melhora do resultado financeiro da companhia. Em 2011, a Metalfrio registrou receita líquida de R$ 755,2 milhões, com redução de 3,6% em relação a 2010. O lucro líquido caiu 84%, atingindo R$ 11,1 milhões, associado à pressão do câmbio.
Veículo: Valor Econômico