CDL estima queda de 15% nas vendas em relação ao mesmo período de 2011
Enquanto a mãe social Márcia Lobo aproveita o preço camarada das lojas no Centro de Joinville para encher a sacola de produtos, os comerciantes ficam desanimados por terem que antecipar o período de liquidações.
— A concorrência começou a baixar o preço. Tivemos que fazer o mesmo — afirma Eliane Ferreira Polli, gerente de uma loja da região central.
— O calor no inverno obrigou os lojistas a anteciparem os descontos. Eles precisam liquidar para pagar pelo menos o valor do investimento na coleção — explica o presidente da CDL Joinville, Carlos Antônio Grendene.
A entidade estima queda de 15% nas vendas em relação ao mesmo período de 2011. Já o comerciante Gabriel Nascimento, sentiu a diferença de 35% no caixa de seu estabelecimento.
— Estamos colocando as mercadorias aos poucos na promoção. Se o frio ficar mais intenso, ainda temos peças para oferecer com o preço normal. É uma tentativa de melhorar as vendas — revela.
Grendene também alerta que os dias de inverno perdidos dificilmente serão recuperados pelos lojistas. Mas o mesmo motivo de reclamação dos lojistas é a oportunidade que os clientes precisavam para fazer o dinheiro render.
— É preciso paciência para procurar peças que valem a pena e pesquisar o preço entre as lojas que oferecem liquidações — sugere Márcia, que assume ser especialista em aproveitar promoções.
A atitude dela é considerada a ideal pelos órgãos que tratam dos direitos do consumidor. Quem quiser esperar um pouco mais poderá aproveitar as promoções dos shoppings, Em agosto, o Mueller prepara oito dias de descontos que vão de 50% a 80%.
O Joinville Garten deve lançar um projeto de liquidações no final do próximo mês. E o Cidade das Flores já definiu uma ação especial para o Dia dos Pais, com descontos de até 50%, entre 30 de julho e 12 de agosto. Enquanto isso, os lojistas dos shoppings fazem promoções individualmente.
Compre sem arrependimentos
- Faça um planejamento de custos e compre apenas se tiver orçamento.
- Confira se não está levando peças da nova coleção com preços mais altos.
- Calcule o total do desconto e pense se a relação custo-benefício vale realmente a pena. - Cobre o direito de pagar o mesmo valor à vista, no crédito ou em cheque.
- Fiquei atento ao levar as crianças às compras e cuide para que os pedidos delas não ultrapassem o orçamento.
- Pesquise preços de promoção em no mínimo três lojas.
- Se o preço estiver bom, aproveite para garantir presentes para datas futuras, como aniversários, Dia das Crianças e até Natal.
- Prefira pagamentos à vista. Se não for possível, parcele em no máximo três vezes.
- Não tenha vergonha de pechinchar um desconto maior do que o da promoção. Pode funcionar!
Veículo: Diário Catarinense