Liquidações com estoque e, portanto, com maior variedade de produtos, devem impulsionar as vendas do comércio atreladas ao Dia dos Pais. Contando com alta de 7,3% em comparação a mesma data em 2011, os lojistas estão otimistas em relação ao desempenho do setor, principalmente no segmento de vestuário. “As liquidações devem favorecer as comercializações, em virtude de os empresários terem se preparado para o crescimento da demanda por produtos de inverno, que ainda não tinha ocorrido devido ao atraso do frio”, diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL-POA), Gustavo Schifino.
A entidade encomendou, em parceria com o Sindilojas Porto Alegre, a pesquisa Hábitos de Consumo para o Dia dos Pais, elaborada pela Rohde&Carvalho, onde foram ouvidos 400 consumidores entre os dias 18 e 22 de junho. O estudo, divulgado ontem, mostrou que a compra de presentes para a data deverá movimentar R$ 53,864 milhões nos cofres do varejo da Capital. Dos entrevistados, 47,5% disseram que farão suas compras na primeira semana de agosto e 21,7% na véspera da data comemorativa. O menor número de pessoas que projetam as aquisições de última hora para este ano é visto como um “comportamento pontual” por Schifino. “As pessoas querem antecipar as compras, provavelmente em virtude das liquidações e da possibilidade de pagar menos pelos produtos”, diz.
A quantidade de consumidores que pretende homenagear a figura paterna tem aumentado. Neste ano, 55,3% dos entrevistados garantiram que irão providenciar algum mimo, dos quais 95,5% projetam adquirir dois itens. Na avaliação de Schifino, o crescimento constante (de um ano para outro) do número de filhos pensando em comprar presentes para os pais gera uma perspectiva de que, daqui a três anos, o Dia dos Pais seja tão relevante quanto o Dia das Mães. “As famílias hoje são menores, e isso faz com que o pai acabe não precisando colocar tanta energia no sustento, e mais no convívio.”
O presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow, concorda com a mudança de comportamento. “O pai está recebendo mais atenção. Além disso, o desenvolvimento tecnológico, com produtos e lojas mais modernos, chama a atenção para a importância do apelo da data”, opina. Sielichow considera o índice de crescimento previsto como “um número bom, se comparado às projeções do PIB neste ano”.
O ticket médio das vendas para o Dia dos Pais deve ficar em R$ 160,00. Entre os consumidores ouvidos no estudo, 67,7% têm intenção de destinar até R$ 100,00 para a compra do presente, enquanto 13,1% reservarão de R$ 101,00 a R$ 200,00 e 17,6% acima de R$ 200,00. A maioria dos consumidores (59,3%) quer pagar as compras à vista, sendo que 68,7% quer desembolsar dinheiro e 40,7% pretende pagar a prazo. Daqueles que farão compras parceladas, 64,4% pretende usar cartão de crédito e 67,8% deve escolher no máximo até três parcelas mensais.
Roupas e itens de vestuário lideram a lista de preferência de quem vai comprar (52,9%) e quem vai ganhar (41%) presente no Dia dos Pais. Também estão na lista de produtos para a data calçados (12,4%) e eletroeletrônicos (11,4%).
Veículo: Jornal do Comércio - RS