Negócios da boneca mais famosa do mundo subiram 5% no 2º trimestre, período fraco para setor de brinquedos
A estreia da nova saga de Batman nas telas ao redor do mundo e as vendas da boneca Barbie impulsionaram os resultados da Mattel no segundo trimestre, período considerado fraco para a indústria de brinquedos. “Estamos muito satisfeitos com os números no período, principalmente com nosso desempenho na Europa”, disse o presidente da empresa, Bryan Stockton.
O executivo afirma que, a exemplo de outras companhias do setor, manterá a cautela ao longo de segundo semestre, quando as vendas tipicamente têm crescimento. A dona de marcas como Barbie, Hot Wheels e Fisher-Price viu seu lucro saltar de US$ 80,5 milhões para US$ 96,2 milhões.
O faturamento líquido no período ficou praticamente estável - passou de US$ 1,13 bilhão para US$ 1,16 bilhão. As cifras foram influenciadas pela valorização do dólar. O volume de vendas de Barbies saltou 5% no período. A companhia disse que também registrou alta nas vendas de artigos licenciados do Batman, cuja saga “Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge” tem estreia mundial marcada para o dia 20 de julho.
A fabricante americana de brinquedos também informou que conseguiu compensar as perdas cambiais com o corte na verba de publicidade de seus produtos. De acordo com analistas, a Mattel deve cortar cerca de US$ 175 milhões em dois anos por meio de um programa de excelência em gestão.
Corte de custos
A Mattel não é a única companhia de brinquedos a cortar custos de produção. A Jakks Pacific, uma pequena fabricante que detém marcas de desenhos japoneses como Pokémon e Hello Kitty, também informou ao mercado que está em processo de redução de despesas — mas os esforços não foram assim tão bem sucedidos. A companhia, que deve apresentar seu resultado nesta semana, já adiantou que prevê um segundo trimestre mais fraco do que esperado por analistas.
A Hasbro, segundo maior empresas de brinquedos dos EUA, também divulgará resultados na próxima semana. Previsão Analistas afirma que será difícil para a Mattel replicar o sucesso da linha de brinquedos do filme “Carros 2”, do ano passado, mesmo com os lançamentos do filmes “Valente” e com o último Batman da série.
Ao redor do mundo, as vendas brutas da empresa no mercado de entretenimento apresentaram queda de 36%, principalmente pela redução de demanda de merchandise da linha Carros 2. A Mattel vende brinquedos por meio de redes como Walmart, Toys’R Us e Target,bemcomo por meio de catalogo e também comércio eletrônico.
O conselho de administração da empresa também divulgou nesta semana que fará um pagamento por dividendos na casa de US$ 0,31 a ação, e que manterá a previsão anual de pagamento de US$ 1,24. Ações da empresa tiveram um aumento de 8% para US$ 33,5 ontem.
Veículo: Brasil Econômico