As vendas das varejistas americanas registraram tendência positiva em julho. As lojas de departamento Macy's e Saks elevaram as vendas em 5,1% na comparação com igual período de 2011. Gap, Banana Republic, Target e Kohl's também tiveram desempenho melhor. Mas há exceções, como o da loja de vestuário Aeropóstale, que teve resultado abaixo do esperado.
Julho é considerado um mês de transição. As vendas do período, depois de janeiro, costumam ser as menores do ano. No mês, as varejistas americanas lançam mão de liquidações, na troca das mercadorias de verão pelas de outono, preparando-se também para a volta às aulas.
Apesar das vendas melhores, boa parte dos consumidores americanos não mostra aumento de confiança. Ainda há sensação de que a economia está em recessão, com preços de alimentos e de energia mais altos diante de um mercado de trabalho fraco, mostra uma pesquisa da consultoria Deloitte, divulgada pela "Dow Jones".
As vendas líquidas da varejista de roupas Gap avançaram 12% em julho, sobre igual período do ano anterior, para US$ 1,06 bilhão. As marcas Banana Republic e Old Navy mostraram desempenho positivo de 8% e 12% na América do Norte, respectivamente, ante baixa de 4% e 3%, respectivamente, em julho passado.
Já a Aeropóstale, após vendas e margens abaixo do esperado no segundo trimestre, anulou a projeção de lucro por ação no período e viu as ações caírem cerca de 30% na bolsa de Nova York. As vendas subiram 4% no segundo trimestre fiscal, para US$ 485,3 milhões.
"Estamos claramente decepcionados com nossos resultados no segundo trimestre, que ficaram abaixo das nossas expectativas iniciais", disse Thomas Johnson, presidente da empresa.
Por fim, as vendas da Target e da Kohl's subiram 3,2% e 3,4% em julho, respectivamente, na comparação com o ano anterior, com receitas de US$ 4,99 bilhões e US$ 1,16 bilhão, nesta ordem.
Veículo: Valor Econômico