Menos otimismo com Dia dos Pais.

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Lojas de roupa, vestuário e eletrônicos são as que mais devem alavancar as vendas com o Dia dos Pais


Os altos níveis de inadimplência e endividamento do consumidor começam a afetar o otimismo do comércio varejista. Segundo pesquisa divulgada ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), 42,73% dos empresários acreditam que, neste ano, as vendas dos Dias dos Pais serão iguais às do ano passado, enquanto que 30% dos empresários apostam em uma diminuição e apenas 27,27% espera crescimento.

O vice-presidente de Micro e Pequena empresa da CDL-BH, Marco Antônio Gaspar, afirma que, embora os indicadores econômicos demonstrem que o rendimento da população tenha aumentado, devido ao baixo nível de desemprego, mais famílias aproveitaram os incentivos fiscais, como a redução na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para adquirir bens duráveis, principalmente automóveis. Com isso, resta pouco para gastar com presentes nesta época.

Gaspar acredita que o desempenho do Dia dos Pais deve se repetir no Dia das Crianças e até mesmo no Natal. "Como a maioria já comprou muito e agora precisa pagar as prestações, que devem se prolongar por muitos meses, a renda do consumidor vai estar comprometida por um período longo, o que naturalmente prejudica as vendas", afirma.

Para os empresários, o consumidor deve gastar, em média, entre R$ 51 e R$ 100, enquanto que para 32,08% os gastos com presentes não devam ultrapassar os R$ 50. No entanto, a fim de tentar aproveitar a comemoração para alavancar ainda mais os negócios, os estabelecimentos já traçam algumas estratégias para atrair o cliente. Entre elas, vale destacar a realização das promoções, 33,66%, divulgação, propagandas e publicidade, 27,72% e vitrine atrativa, 11,88%.

Consumidor - O estudo da CDL-BH verificou também os planos do consumidor para a data. Os resultados confirmam as expectativas dos lojistas. Isso porque, a parcela mais significativa, 32,43%, deve gastar entre R$ 51 e R$ 100 com os presentes. Em seguida, 22,03%, pretendem desembolsar no máximo R$ 50. Devido ao baixo tíquete médio, o dinheiro deve ser a modalidade de pagamento mais utilizada, com 39,41% da preferência. Mas, como grande parte está com a renda comprometida, o cartão de crédito parcelado aparece em seguida, 20,2%.

As lojas de roupa, vestuário e eletrônicos são as que mais devem alavancar as vendas com o Dia dos Pais, com 34,16%, 15,4% e 7,96% das respostas, respectivamente. A maior parte das compras, para 34,16%, deve ser feita nos shoppings centers, ou, devido à comodidade, nos estabelecimentos regionais, 16,34%.

Os lojistas que ainda não se atentaram para a importância de oferecer bom atendimento devem começar a investir em uma equipe de vendas qualificada. Segundo a pesquisa, o bom atendimento é o fator que mais atrai compradores, 24,64%, seguido por ambiente agradável, 21,33% e preço, 18,72%. Além disso, entre os fatores que desanimam o consumidor de recorrer ao comércio no período que antecede a data, lidera o atendimento desqualificado, 33,01%, preço alto, 30,86% e baixa qualidade, aliada a pouca variedade de produtos, 17,22%.

A CDL-BH ouviu 410 consumidores entre 11 e 27 de julho e 200 empresários no período de 5 a 13 de julho.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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