Filhos devem comprar lembrancinhas para os pais

Leia em 3min

Pesquisa da CDL mostra que 54,46% dos filhos pretendem gastar até R$ 100 no presente e que, para o consumidor, o bom atendimento chega a ser mais importante que o preço baixo


Apenas três em cada 10 comerciantes de Belo Horizonte confiam que as vendas para o Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, serão maiores do que as registradas em 2011. A maioria (42,73%) avalia que o volume negociado será igual ao do ano passado. Pessimistas, os outros 30% esperam queda. Os percentuais fazem parte de uma pesquisa divulgada ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) junto a 200 empresários. Apesar de a minoria acreditar na alta das vendas, a entidade trabalha com a expectativa de o faturamento dos associados crescer de 2% a 3,5%, podendo alcançar a cifra de R$ 1,78 bilhão.

O vice-presidente da entidade, Marco Antônio Gaspar, justifica que o alto endividamento das famílias é o principal motivo do freio da expectativa dos lojistas para o Dia dos Pais. “A redução do IPI para a linha branca, material de construção e veículos levou o consumidor a se endividar a longo prazo. Dessa forma, ao fim do ano, empate (em volume de vendas em relação a 2011) será comemorado como lucro pelos setores que não foram contemplados.”

Diante disso, o Dia dos Pais será das lembrancinhas. A maioria dos filhos (54,46%) pretende gastar até R$ 100 com o presente. A boa notícia é que 39,41% pretendem pagar as compras em dinheiro. Assim como nos anos anteriores, novamente as roupas serão a escolha da maioria dos filhos (34,16%). Em seguida, os papais serão presenteados com calçados (15,4% dos entrevistados), eletroeletrônicos (7,96%), artigos esportivos (7,79%), perfumes (5,84%), relógios (5,49%), CDs e DVDs (4,25%), aparelhos de telefone celular (4,25%), carteiras e cintos (3,89%), entre outros.

Os shoppings são os locais prediletos de compras para 44,07% dos clientes. Desse total, 34,16% vão aos principais centros comerciais, como o BH Shopping, que investiu R$ 350 mil numa campanha para a data e espera aumento de 10% nas vendas e de 2% no trafego de pessoas. No DiamondMall, as vendas devem saltar 12%. A superintendente do empreendimento, Lívia Paolucci, avalia que parte do aumento será reflexo da mostra A história do automobilismo, uma das grandes paixões do universo masculino e que estará no local até 13 de agosto. Trata-se de um acervo com 40 minirréplicas de carros de corrida, troféus históricos originais e painéis fotográficos.

Na pesquisa da CDL, também chama atenção o percentual que declarou optar pelos shoppings populares (7,92%). Leonardo Augusto Cunha é comerciante no Shopping Uai, no Centro, e está entre os comerciantes que acreditam em aumento nas vendas: “Espero uma alta de 40%. Tanto que reforcei o estoque”.

A Savassi é a opção de 5,45% dos entrevistados. Vale lembrar que a região foi revitalizada e, desde anteontem, as lojas de quatro quarteirões da Rua Antônio de Albuquerque estão autorizadas a funcionar até as 21h nos dias úteis e até as 18h nos sábados.

Os comerciantes pretendem abusar das estratégias para garantir boas vendas. A principal delas é a dupla descontos e promoções (33,66%). A publicidade também é vista como arma poderosa e vai ser usada por boa parte dos empresários (27,72%). Mas os lojistas devem estar atentos. Segundo a pesquia, o que mais agrada aos consumidores durante as compras é o atendimento qualificado (24,64%). Essa resposta foi, inclusive, superior ao percentual de clientes que apostam no preço (18,72%), nas facilidades de pagamento (9,24%), na proximidade de casa (7,35%), no acesso/estacionamento (6,16%), na qualidade do mix de mercadoria (5,69%) e até na segurança (4,5%).



Veículo: O Estado de Minas


Veja também

Menos otimismo com Dia dos Pais.

Lojas de roupa, vestuário e eletrônicos são as que mais devem alavancar as vendas com o Dia dos Pais...

Veja mais
Indústrias de embalagens em forte retração

Setor de embalagens teve perda de 6% no 1º semestre.As encomendas do varejo para o Natal, que tradicionalmente come...

Veja mais
Estoque de algodão sobe com crise econômica

Os estoques mundiais de algodão estão em alta e atingem os maiores patamares em 40 anos. Os fortes investi...

Veja mais
Confiança do comércio recua 4,3%

O comércio prossegue com as vendas em nível elevado, porém está cada vez menos confiante na ...

Veja mais
Varejo vai gastar mais com marketing este ano

Cenário de incertezas econômicas exige maior estímulo ao consumo neste Natal O Natal deste ano d...

Veja mais
Tomate é vilão da inflação

Preço do tomate quase dobra no atacado no mêsAs donas de casa e os proprietários de restaurantes que...

Veja mais
Mercado farmacêutico deve dobrar até 2017

O aumento da renda dos consumidores, a ampliação do acesso a planos privados de saúde e o envelheci...

Veja mais
Emergentes impulsionam resultado da alemã Henkel

A alemã Henkel, fabricante alemã da colas Loctite Super Bonder e Pritt, reportou um lucro superior à...

Veja mais
Escassez de cacau trava aportes industriais

A queda da produção brasileira de cacau, que desde a crise da "vassoura-de-bruxa" é incapaz de aten...

Veja mais