Desaceleração das economias em desenvolvimento e crise do euro levam japoneses a apertar o cinto. Rival Sharp faz primeiro corte em 60 anos
O crescimento menor que o esperado nas economias emergentes levou a Sony a cortar sua previsão para o lucro de 2012-2013 e rebaixar as expectativas de vendas para os principais produtos, incluindo os consoles portáteis de videogame PSP e PS Vita, em um momento no qual o novo presidente da companhia, Kazuo Hirai, tenta reavivar a gigante do setor de eletrônicos.
A Sony informou que o lucro operacional de abril a junho caiu 77 %, mais do que o esperado, para cerca de US$ 80 milhões, sobre um ano antes, e culpou o iene valorizado e a fraca economia. Analistas previam uma queda de 36%. As ações da Sony atingiram o menor patamar em 32 anos em julho, devido à menor confiança de investidores de que a companhia será capaz de diminuir consideravelmente a distância frente a concorrentes como Apple, Samsung e Microsoft. "Acho que eles estão em uma posição bem difícil", disse Yuuki Sakurai, presidente da Fukoku Capital Management. "Se não mostrarem claramente o que vai mudar sob a nova administração, acho que omercado vai punir as ações de novo."
A Sony cortou algumas projeções para vendas de produtos para o ano que termina em março de 2013. A empresa disse esperar vender 15,5 milhões de TVs, queda sobre a estimativa apresentada em maio, de 17,5 milhões. A Sony prevê agora vendas do PSP e do PS Vita de 12 milhões de unidades, ante meta anterior de 16 milhões, mas manteve a projeção de vendas de 16 milhões consoles de videogame PlayStation no período.
Após assumir o comando da Sonyemabril,Kazuo Hirai prometeu recuperar a companhia, após anos de forte competição de rivais estrangeiros terem minado sua dominância no setor de eletrônicos. O executivo agora enfrenta o desafio de comandar a empresa em meio a uma crise da dívida na zona do euro que está prejudicando a demanda por eletrônicos e corroendo a rentabilidade dos produtos.
A empresa afirmou que o crescimento nos chamados Brics -Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul-está sendo menor do que o esperado. No Brasil, a Sony dobrou seu faturamento nos anos fiscais 2010 e 2011 e prevê investimento de mais de R$ 500 milhões até 2014. A rival Sharp anunciou um prejuízo operacional de US$ 1,2 bilhão de dólares para o trimestre terminado em junho, e planeja seu primeiro corte de empregos em mais de 60 anos, à medida que a indústria japonesa de eletrônicos tenta acompanhar concorrentes estrangeiros.
Veículo: Brasil Econômico