As vendas da Kraft Foods no Brasil estagnaram durante o segundo trimestre de 2012, disse ontem em conferência com analistas David Brearton, vice-presidente executivo e CFO da Kraft Foods. Durante o primeiro trimestre do ano, a receita da fabricante americana de alimentos cresceu em torno de 5% no país, segundo ele, e no segundo trimestre ficou "estável". O chocolate Lacta segurou as vendas da Kraft por aqui, e continua sendo o carro-chefe da multinacional no país.
Além do Brasil, Brearton afirmou que o crescimento na Rússia também desacelerou. "Reconhecemos que não estamos imunes às condições macroeconômicas adversas", afirmou o executivo.
As vendas de chicletes no Brasil foram menores do que em 2011, segundo Irene Rosenfeld, presidente do conselho e CEO da companhia. "No segundo trimestre, nossa receita brasileira de chicletes recuou", disse, acrescentando: "Apesar de menor receita, ganhamos participação de mercado."
A Kraft informa que é líder em biscoitos e chicletes, e vice-líder em chocolates e doces no Brasil. Os chocolates Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Trakinas e Club Social, o cream cheese Philadelphia, chiclete Trident e a bala Halls também fazem parte de seu portfólio no país.
Irene acrescentou que a queda foi compensada pelo aumento nas vendas em outras regiões, como Europa Central e Leste Europeu. Ela também citou Índia e China como países com forte crescimento, mas enfatizou que Brasil e Rússia são os mercados emergentes mais importantes para a empresa.
A receita da divisão de mercados emergentes da Kraft Foods alcançou US$ 3,89 bilhões, 3,6% a menos do que em 2011. Esse grupo de países representa 30% do faturamento da companhia.
O lucro líquido da Kraft Foods cresceu 5,4% para US$ 1 bilhão. As vendas líquidas globais recuaram 4,3%, para US$ 13,28 bilhões. O resultado foi prejudicado pelas vendas antecipadas de Páscoa, segundo os executivos. O varejo comprou chocolate da indústria entre fevereiro e março, pois o feriado caiu na primeira semana de abril. Essas vendas entraram no balanço do primeiro trimestre.
Em 1º de outubro, a Kraft Foods deve dividir sua divisão global de alimentos, que será rebatizada como Mondelez International. A Kraft Foods vai continuar com as operações de queijos, frios e café, que mantém nos Estados Unidos.
Veículo: Valor Econômico