Prepare-se para economizar

Leia em 1min 30s

Poupar no supermercado exige atenção para escapar de armadilhas que fazem gastar mais

As armas para economizar nas compras vão muito além de fazer uma lista e comparar preços. Em um supermercado, é fácil deixar-se envolver pelo consumo sem perceber. Há estratégias que deixam o cliente propenso a consumir mais do que havia planejado. Para evitar o gasto além dos planos, é preciso conhecer os truques e desviar a rota das compras supérfluas que pesam no orçamento.

Para ir ao mercado é essencial estar focado, sabendo bem o que se precisa, quanto pretende pagar e quanto tempo tem para dispensar às compras, recomenda o professor de Administração, Mercado de Capitais e Finanças da Universidade do Estado de Santa Catarina, Francisco de Resende Baima. Ele explica que ir ao supermercado sem foco é estar mais propenso a cair nas estratégias que os estabelecimentos usam para induzir ao consumo.

– Ao comprar é preciso usar o lado racional. Usar a emoção para controlar o orçamento é um risco. No supermercado, é preciso atenção aos detalhes para não jogar dinheiro fora – explica Baima.

Conhecer os direitos do consumidor é uma forma de poupar

Estar atento ao que prevê o Código de Defesa do Consumidor também é uma forma de poupar. Desde o ano passado os supermercados são obrigados a informar, além do preço por embalagem, também o valor por quilo, litro ou metro do produto, explica o assessor de fiscalização do Procon de Blumenau Igor Macedo. A nova regra facilita a comparação. Macedo alerta também para um problema comum: se no sistema, na etiqueta e na gôndola constam preços diferentes, vale sempre o mais baixo. O destaque para a validade dos itens em promoção também é lei.

– Caso o consumidor tenha algum problema, o ideal é primeiro conversar com o estabelecimento. Se o acordo não for possível, ele deve procurar o Procon – orienta Macedo.


Veículo: Jornal de Santa Catarina


Veja também

ABAD 2012 Rio: Cereser lança a maior campanha publicitária das suas marcas líderes

A empresa inicia as ações de fim de ano com o lançamento da Chuva de Prata Glitz e a visita de &Iac...

Veja mais
Empresa têxtil dispensa funcionários

Teka passa por reestruturação e reduz quadro no ValeA indústria têxtil Teka demitiu cerca de ...

Veja mais
O doce sabor da pimenta

A americana McIlhenny Company, fabricante da pimenta Tabasco, amplia o portfólio para temperar ainda mais o prato...

Veja mais
O conserto da Vulcabras

A fabricante confia seu futuro ao salvador de empresas Claudio Galeazzi.Dona das marcas Olympikus, Azaleia, Dijean e Opa...

Veja mais
Cerveja e futebol

A Ambev está fechando parceria com clubes de grande prestígio, como o Corinthians, redes varejistas, como ...

Veja mais
Bombril lança Mon Bijou Perfumador de Roupas

Estratégia da marca é ampliar as opções dos consumidores na hora do cuidado com as roupasA B...

Veja mais
Um santo remédio

Farmacêuticas nacionais, com fusões e investimento nos genéricos, enfrentaram a concorrência g...

Veja mais
Batavo e Castrolanda investem em leite no interior paulista

As cooperativas paranaenses Batavo e Castrolanda vão investir R$ 80 milhões em uma unidade de processament...

Veja mais
Venda de cloro e soda sobe no 1º semestre

As indústrias de cloro e soda, dois importantes insumos químicos, encerraram o primeiro semestre com aumen...

Veja mais