Lojistas reforçam estoques para o Dia dos Pais

Leia em 6min 30s

As vendas de última hora para o Dia dos Pais surpreenderam os lojistas ouvidos pelo DCI, que reforçaram os estoques dos produtos mais procurados no período, mas comemoram as vendas no último final de semana. Na perspectiva de alcançar a meta, os centros de compras até mesmo ampliaram seus horários de funcionamento, o que parece ter sido uma decisão acertada.

No ParkShopping São Caetano, no ABC Paulista, a loja Empório Body Store teve um desempenho surpreendente no último sábado. De acordo com Gresiela Nardim, franqueada da marca, as vendas quase duplicaram em relação à demanda vista nos sábados anteriores à data comemorativa. "Os produtos mais comercializados foram as barras de sabonete para barbear e as fragrâncias masculinas, mas houve um impulso de compra por outras linhas, como as de difusores", destacou ela.

Com relação ao estoque de produtos, a empresária afirmou que estavam preparados e não deverá se preocupar até outubro. "Não temos como toda hora fazer frete, pois isso encarece a gestão. Então, meu estoque estava preparado para o Dia dos Pais desde julho. Por enquanto estamos tranquilos com os pedidos e comemorando, pois atingimos as metas de vendas", disse.

Proprietária da loja de calçados importados Perere, na Vila Madalena, em São Paulo, Patricia Guedes também afirmou que a data é uma excelente oportunidade para movimentar os produtos voltados aos homens. "Nosso público, de modo geral, é mais feminino, mas nessa época conseguimos atingir os homens em maior volume", comentou.

Patrícia informou que, em sua loja, as vendas do Dia dos Pais só perdem para o Natal e o Dia das Mães. "Com a ocasião, o movimento aumenta e as vendas crescem em torno de 8%", conta a empresária. E a loja estava preparada para atender a demanda das compras de última hora. "Pedimos mais calçados das marcas mais vendidas, cerca de três meses antes da data", completou.

Na opinião de Ricardo Moraes, gerente e sommelier das lojas do Empório La Rioja, especializadas em bebidas finas e alimentos importados, o Dia dos Pais é um ótimo período . "Podemos dizer que é a terceira melhor data, depois das festas de final de ano e da Páscoa", comenta.

As lojas da marca não chegam a alterar seus estoques por conta da ocasião, mas as bebidas de modo geral, como vinhos e destilados são muito procurados. "Nosso catálogo é rico em produtos gourmet e bebidas, especialmente itens para colecionadores. Como também oferecemos a opção de personalização dos presentes, muitos filhos nos procuram na hora de presentear os pais", comenta Moraes. O crescimento das vendas no período foi estimado em cerca de 6%.

Lembrança

Para Roberto Nascimento Azevedo de Oliveira, especialista e professor do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) este ano será o ano da lembrança aos pais, e não de presentes. "Com o consumidor brasileiro mais consciente de seus gastos, estimamos que, ao invés de o tíquete médio estar na casa dos R$ 100, como era previsto no começo do ano, ele ficará em torno de R$ 50, o valor de uma lembrança aos pais".

Entre os itens que ganharam destaque, estão livros, DVDs e vinhos, que não ultrapassam o tíquete médio esperado para a data temática. O especialista afirmou também que os estudos promovidos pelo núcleo revisaram para baixo a expectativa de crescimento nas vendas. "Era previsto incremento na casa de dois dígitos [10%], mas com os últimos dados apurados revimos para 5%".

Por outro lado, Oliveira estima que o Dia da Criança, a ser celebrado no dia 12 de outubro, será muito melhor. "Há alguns anos o Dia da Criança se destaca mais que o Dia dos Pais, este ano, isso não será diferente". Sobre um Natal mais magro ao consumidor brasileiro, Oliveira afirma que, até o momento, as projeções para a data não foram revistas.

Shoppings

Na capital paulista, o Shopping Center 3 esperava ampliar em 10% suas vendas em relação ao mesmo período do ano passado e começou a ver o seu movimento crescer duas semanas antes da data comemorativa. "Quanto mais próximo do Dia dos Pais, maior a movimentação no shopping. As pessoas realmente deixam para a última hora", diz Cecília Hastings, gerente de Marketing do empreendimento. Ela ainda afirma que a data é a quarta melhor para o shopping e perde apenas para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. "As lojas cada ano se preparam mais para a data. As vitrines ficam quase todas com roupas e peças masculinas", informa Cecília.

Por conta da oportunidade, o Center 3 realizou uma ação, cujo tema era as Olimpíadas, em que o consumidor ganhava um squeeze (garrafa para água) de alumínio a cada R$ 200,00 que gastasse no centro de compras, localizado na Avenida Paulista.

No Santana Parque Shopping, o horário de funcionamento das lojas foi ampliado nos três últimos dias para atender o aumento da demanda. Na última sexta-feira e no sábado, o shopping ficou aberto das 10h às 23h. Ontem as lojas âncoras funcionaram das 13h às 22h. "Desde o início do mês já divulgamos nossa promoção para a data, que sorteou uma moto Harley Davidson e quatro vale compras no valor de R$ 1 mil cada", conta Carlos Santos, superintendente do shopping.

Santos aponta que a data também movimenta a praça de alimentação, já que pessoas da região vem almoçar com a família.

"Nas lojas, vimos uma grande procura por produtos de telefonia, eletrônicos, calçados e vestuário masculino".

Ontem, o executivo afirmou que o desempenho deverá ficar dentro do previsto e os empresários do empreendimento esperavam incremento de 20% nas vendas, em relação ao ano anterior. "Apesar de ao longo da semana passada, em si, ter sido mais fraco, as vendas de última hora aconteceram realmente, logo a conta deverá fechar. Estendemos o horário e podemos dizer que o desempenho até superou o que esperávamos. Entre sexta e sábado houve uma grande procura. Hoje [domingo] acaba sendo mais intenso nos restaurantes e área de alimentação, mas ainda acontecem algumas compras, mas sábado foi realmente intenso", comemorou Santos.


Eletroeletrônicos destacam-se na data



Sites buscadores da Internet - ambientes on-line que pesquisam e comparam preços de produtos - apontam que, neste Dia dos Pais, os itens mais procurados foram os eletroeletrônicos, dentre eles os sons automotivos e as televisões.

Estudo realizado pelo buscador carioca ShopBot, apontou que a procura por ferramentas como furadeiras e produtos como as escadas de uso doméstico tiveram um crescimento de quase 200% na procura nos 10 dias que antecederam a data comemorativa.

Com uma margem de crescimento na casa dos 150% ficaram artigos como os celulares e computadores (smartphones e tablets), além das TVs de LCD e de LED.

Um dado curioso ficou por conta da categoria de artigos de sex shop ter apresentado uma maior procura, em especial, para o Dia dos Pais. "O ano de 2012 trouxe uma surpresa no perfil de preferência dos pais, já que o setor com maior crescimento na procura foi da categoria Sex Shop, com a margem de 480% de aumento na demanda", explica Ricardo Bove diretor do buscador ShopBot.

Outro site a listar os itens mais procurados foi o Zoom. No top 10 da empresa estão: barbeador elétrico; churrasqueira; furadeira e parafusadeira; máquina de cortar cabelo; adega; grill, relógio e monitor cardíaco, além de mochilas e cafeteiras.

Já o Mercado Livre, portal agregador de ofertas, aponta que nestes primeiros dias de agosto, os internautas procuraram mais por cinco produtos específicos, sendo eles: DVD automotivo; perfumes; câmeras fotográficas semiprofissionais, play station 3 e os relógios esportivos. O tíquete médio das compras passearam entre R$ 50 a R$ 500.

 

Veículo: DCI


Veja também

Gestores brasileiros falham ao se comunicar e treinar pessoas

A comunicação e a capacidade de desenvolver pessoas estão entre as habilidades menos desenvolvidas ...

Veja mais
Vizcaya Cosméticos lança primeiras embalagens com informações em braile

A carioca Vizcaya Cosméticos, fabricante de produtos para cuidados capilares e para o corpo, anunciou o lan&ccedi...

Veja mais
Renner abrirá dez unidades da Camicado em 2013

Companhia também decide mudar a bandeira e o modelo das lojas Blue Steel A Lojas Renner pretende acelerar o cr...

Veja mais
Produção nacional de leite deve crescer 4% em 2012

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho está confiante na performance do...

Veja mais
Feijão: Preço estável marca o mês

O mercado brasileiro de feijão tem se caracterizado pela calmaria dos negócios e arrefecimento dos pre&cce...

Veja mais
Custo inviabiliza cultivo em Minas

A crise nos preços da batata está atrelada à redução do consumo do produto e a maior ...

Veja mais
Pesquisa aponta diferença de até 17,65% no preço da gasolina em BH

Na expectativa de novos reajustes no valor da gasolina para reduzir as perdas que a Petrobras tem tido com o fato de a c...

Veja mais
Invasão asiática faz Franca prever demissões

Polo calçadista da cidade diz que decisão do governo de não restringir as importações...

Veja mais
Reação da Petrobras não depende só de preço da gasolina

Empresa precisa ganhar confiança de investidores para valorizar ação, cujo valor baixou até ...

Veja mais