As vendas de aparelhos de TV que dão acesso à internet estão ganhando força no Brasil. A expectativa é que esse tipo de equipamento represente 20,3% de todas as TVs vendidas no país neste ano, segundo estimativas da empresa de pesquisa Gfk. No ano passado, a participação foi de 18% no ano passado.
Um dos fatores que têm motivado o consumidor brasileiro a procurar esse tipo de aparelho é a redução no preço. De acordo com a Gfk, o preço das TVs com acesso à web caiu aproximadamente 26% entre junho de 2011 e o mesmo mês deste ano. Apesar da diminuição, uma TV conectada custa, em média, R$ 147 a mais que um aparelho convencional de tela fina.
Outra tecnologia que está atraindo os consumidores é o 3D. No primeiro semestre, 7% das TVs vendidas no país tinham recursos 3D. Em 2011, essa participação foi de 4%, de acordo com a Gfk.
O levantamento da Gfk detectou um aumento no número de companhias que oferecem aparelhos de TV com os novos recursos no Brasil. O número de empresas que vendem TVs conectadas passou de cinco para oito entre junho de 2011 e o mesmo mês deste ano. No caso das TVs com tecnologia de 3D, o número de empresas aumentou de cinco para sete.
Veículo: Valor Econômico