Setor de cosméticos do ABCD busca mais competitividade

Leia em 2min 30s

Para fomentar a indústria de cosméticos na região do ABCD, o Instituto de Tecnologia  e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Itehpec) assinou protocolo de intenções para cooperação técnico-científica com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), visando à realização de projetos com financiamentos em até 90% a fundo perdido. A ação vem para profissionalizar e elevar a competitividade das empresas do ramo e conta com o apoio da Prefeitura de Diadema. A parceria, válida por dois anos, conta ainda com a participação do governo federal, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que junto com o IPT garantirá os recursos às empresas selecionadas.

Os projetos apresentados devem envolver linhas de pesquisas nas áreas de Microtecnologia e Metrologia 3D, Nanotecnologia e Biotecnologia e podem ser desenvolvidos individualmente ou coletivamente entre empresas. "A vantagem desse modelo de P&D é a agilidade no processo de contratação dos projetos, que poderão ser de qualquer porte" afirma Marina Kobayashi coordenadora de ações do Itehpec. A oportunidade de realizar projetos dessa envergadura pode garantir às empresas da cadeia do cosmético em Diadema, hoje em torno de 60, o lançamento de novos produtos e viabilização de negócios futuros. Na região do ABCD estão concentradas 10% dos fabricantes de produtos de beleza e higiene pessoal do Brasil e a realização e o desenvolvimento de mais pesquisas na área proporcionará a abertura de novos mercados dentro e fora do País.

Para o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), Manoel Teixeira Simões, a área de nanotecnologia apresenta grandes oportunidades de negócios, principalmente, porque o mercado brasileiro de protetor solar é um dos maiores do mundo e ainda tem espaço para crescimento. "Empresas nacionais estão desenvolvendo diversos projetos de P&D nessa área e as multinacionais estão trazendo para o Brasil centros de pesquisas. Quem ficar parado irá perder mercado", alerta Simões.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Euromonitor, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial dos mercados consumidores de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, atrás somente dos EUA e do Japão. As empresas do segmento faturaram no País, em 2011, US$ 43 bilhões, um crescimento de 18,9% em relação a 2010. O levantamento mostrou, ainda, que entre as macrocategorias o Brasil é o primeiro colocado no consumo de desodorantes e o vice-líder em produtos infantis, higiene oral, produtos masculinos e produtos para cabelo/banho.

O Itehpec é um braço da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e tem como missão atender a demanda do setor em questões de inovação e tecnologia. Entre suas ações, o Instituto tem patrocinado os Encontros Internacionais de Nanotecnologia em Cosméticos e o Projeto de Nanometrologia da Agenda Tecnológica Setorial da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Veículo: DCI


Veja também

Colheita intensa e qualidade incerta esfriam preço do café

O café desvalorizou-se no mercado internacional, cotado na Bolsa de Nova York, perdendo preço també...

Veja mais
Vendas no varejo devem fechar o ano com alta de 8,5%

As vendas no comércio varejista devem continuar a crescer nos próximos meses, mas não no mesmo n&ia...

Veja mais
Itabirito ganha agroindústria

A inauguração da agroindústria para processamento de palmito, instalada em Itabirito, na regi&atild...

Veja mais
Setor de vestuário registra queda de 3%

O setor de vestuário em Minas registrou retração de 3% na atividade em junho em relaçã...

Veja mais
Lojas fazem promoções

Descontos nas roupas de inverno chegam a 80%.Mesmo faltando pouco mais de um mês para o fim do inverno, shopping c...

Veja mais
Indústria calçadista enfrenta dificuldades

Concorrência externa, barreiras alfandegárias e custos elevados com folha de pagamento. Estes são al...

Veja mais
Ferrovias elevam volume transportado no semestre

Minério de ferro e grãos lideram a lista das cargas transportadas.Apesar do arrefecimento da economia bras...

Veja mais
Menos cigarros, mais lucro

Como as fabricantes de cigarro conseguem ganhar dinheiro com as vendas em quedaNa década de 90, fumava-se no trab...

Veja mais
Governo paga mais por remédio do Farmácia Popular

O Ministério da Saúde paga por uma cartela de anticoncepcional vendida no Programa Aqui Tem Farmáci...

Veja mais