Febre na internet, Gina parte para licenciamento

Leia em 2min 10s

Sucesso da marca no Facebook abre novas possibilidades de negócio para fabricante de palitos



A imagem que ilustra as caixinhas dos palitos de madeira Gina é uma velha conhecida dos brasileiros. Se hoje a marca já faz parte da rotina de tanta gente, dentro de pouco tempo é possível que ela se torne ainda mais presente no dia a dia das pessoas, sendo estampada emitens tão diversos quanto camisetas, cadernos e até comidas. Não que a Rela Gina, fabricante dos palitos, esteja interessada em diversificar a produção. Na verdade, a ideia é licenciar a marca para quem estiver interessado em criar novos produtos com o rosto da modelo Zofia Burk, imortalizada na embalagem dos palitos Gina. “Já era um plano antigo, mas nunca demos muita atenção para a ideia. Agora ela volta com mais força”, afirma Alfredo Rela, presidente da empresa.

A retomada nos planos de licenciar a marca é resultado do sucesso inesperado que a empresa conquistou na internet nos últimos dias. Com 62 anos de história e sem nunca ter feito nenhum investimento no mundo virtual além da manutenção de um site simples, a Gina se tornou um verdadeiro fenômeno no Facebook depois que o estudante de publicidade Ricck Lopes criou um perfil batizado de “Gina Indelicada” no site. Na página, Lopes dá respostas bem humoradas e sarcásticas às dúvidas de usuários.

A forma divertida divertida como lida com todo tipo de questão ajudou a página a atingir 1 milhão de “curtidas” em 10 dias. Normalmente uma marca como essa só é atingida depois de meses e investimentos pesados em marketing virtual. A princípio, os executivos da Gina sequer sabiam da existência do perfil. O conteúdo até causou certo susto no primeiro momento. “Logo depois ficamos felizes por ver nosso nome repercutindo em uma mídia tão importante como a internet”, diz Rela.

Antes de fazer sucesso no Facebook, marcar presença na internet não estava entre as maiores preocupações da Gina. A empresa não tinha nem mesmo uma agência de publicidade contratada para cuidar da marca. “Nosso nome é muito conhecido e o produto se vende praticamente sozinho, então não achávamos necessário ter esse tipo de serviço”, diz o presidente.

Com a repercussão, a empresa já contratou uma agência para ajudar a capitalizar a nova fase da marca. “Todo esse sucesso é uma oportunidade que temos para revitalizar a marca e aproximá-la desse público mais jovem”, afirma Rela. Para isso, o empresário não descarta a hipótese de contar com a ajuda de Lopes, que foi quem começou com tudo.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Eletrônicos em queda na Europa

Os europeus estão gastando menos em eletrônicos, segundo um estudo da GfK, que pesquisou a venda destes pro...

Veja mais
Mapa propõe medidas de apoio ao cultivo da laranja

Nas próximas semanas, o ministro Mendes Ribeiro Filho deve promover reuniões com o setor da citricultura p...

Veja mais
Ibraflor prevê crescimento de 15% do setor para este ano

O mercado brasileiro de flores, na contramão de setores que foram pressionados pela crise internacional, tem se e...

Veja mais
Setor de eletrodomésticos comemora redução do IPI

O mercado mineiro de eletrodomésticos comemora a decisão do governo federal, anunciada ontem, de prorrogar...

Veja mais
Operações da Panasonic têm início em 12 de setembro

A Panasonic do Brasil deve iniciar, no próximo dia 12, a produção de refrigeradores e máquin...

Veja mais
Terceirização de frota crescerá 60%

A procura das médias e grandes empresas brasileiras por veículos que façam o transporte de seus pro...

Veja mais
Redução de IPI para veículos, linha branca, móveis e material de construção é prorrogada

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a prorrogação, por dois meses, do Imposto sobre Produtos In...

Veja mais
Dia das Crianças, data especial

A indústria brasileira de brinquedos se preparou para lançar cerca de um mil produtos para o Dia das Crian...

Veja mais
Vendas de vestuário devem crescer 7%

As lojas de departamento especializado garantiram crescimento nos últimos anos apostando em estratégias co...

Veja mais