Sucesso da marca no Facebook abre novas possibilidades de negócio para fabricante de palitos
A imagem que ilustra as caixinhas dos palitos de madeira Gina é uma velha conhecida dos brasileiros. Se hoje a marca já faz parte da rotina de tanta gente, dentro de pouco tempo é possível que ela se torne ainda mais presente no dia a dia das pessoas, sendo estampada emitens tão diversos quanto camisetas, cadernos e até comidas. Não que a Rela Gina, fabricante dos palitos, esteja interessada em diversificar a produção. Na verdade, a ideia é licenciar a marca para quem estiver interessado em criar novos produtos com o rosto da modelo Zofia Burk, imortalizada na embalagem dos palitos Gina. “Já era um plano antigo, mas nunca demos muita atenção para a ideia. Agora ela volta com mais força”, afirma Alfredo Rela, presidente da empresa.
A retomada nos planos de licenciar a marca é resultado do sucesso inesperado que a empresa conquistou na internet nos últimos dias. Com 62 anos de história e sem nunca ter feito nenhum investimento no mundo virtual além da manutenção de um site simples, a Gina se tornou um verdadeiro fenômeno no Facebook depois que o estudante de publicidade Ricck Lopes criou um perfil batizado de “Gina Indelicada” no site. Na página, Lopes dá respostas bem humoradas e sarcásticas às dúvidas de usuários.
A forma divertida divertida como lida com todo tipo de questão ajudou a página a atingir 1 milhão de “curtidas” em 10 dias. Normalmente uma marca como essa só é atingida depois de meses e investimentos pesados em marketing virtual. A princípio, os executivos da Gina sequer sabiam da existência do perfil. O conteúdo até causou certo susto no primeiro momento. “Logo depois ficamos felizes por ver nosso nome repercutindo em uma mídia tão importante como a internet”, diz Rela.
Antes de fazer sucesso no Facebook, marcar presença na internet não estava entre as maiores preocupações da Gina. A empresa não tinha nem mesmo uma agência de publicidade contratada para cuidar da marca. “Nosso nome é muito conhecido e o produto se vende praticamente sozinho, então não achávamos necessário ter esse tipo de serviço”, diz o presidente.
Com a repercussão, a empresa já contratou uma agência para ajudar a capitalizar a nova fase da marca. “Todo esse sucesso é uma oportunidade que temos para revitalizar a marca e aproximá-la desse público mais jovem”, afirma Rela. Para isso, o empresário não descarta a hipótese de contar com a ajuda de Lopes, que foi quem começou com tudo.
Veículo: Brasil Econômico