Ducoco Alimentos investe R$ 10 mi

Leia em 2min 10s

A Ducoco Alimentos, uma das principais empresas do setor alimentício do país, investe R$ 10 milhões em sua fábrica de Itapipoca (no Ceará). Dessa forma, aumenta a capacidade de produção de água de coco e melhora os processos de produção que, dentre vários benefícios, resultaram na conquista da certificação de qualidade FSSC 22000 (Food Safety System Certification). O reconhecimento é concedido pela Global Food Safety Initiative (GFSI), entidade que harmoniza padrões internacionais de auditoria e tem a aceitação das principais redes de varejo internacionais.

"Este selo indica que temos uma gestão que mantém nossos produtos livres de resíduos químicos, físicos e microbiológicos confirmando a alta qualidade. O diferencial da Ducoco não está apenas na inovação, pois é uma empresa que nasceu há 30 anos já focada na qualidade, algo que hoje é extremamente comum mas, há três décadas, muitas companhias ainda não pensavam nisso", afirma o presidente executivo da Ducoco Alimentos, Marcos Rosa.

Segundo o executivo, a FSSC 22000 elimina a necessidade de auditorias pelos parceiros, pois já é um atestado de garantia internacionalmente respeitado. No mundo, são cerca de 80 empresas que estão adaptadas a esse padrão, que visa garantir a segurança dos alimentos produzidos para consumo humano.

Para obter a FSSC 22000, a Ducoco Alimentos foi auditada pela Det Norske Veritas (DNV), uma fundação independente com sede em Oslo (Noruega), que atua desde 1867 e mantém aproximadamente 300 escritórios em cem países. Além dessa, a empresa obteve a ISO 9001 e a ISO 22000.

Para se adequar às exigências, o processo contemplou mudanças estruturais e exigiu capacitação de equipes. A certificação foi conquistada após o investimento em melhorias no processo de água de coco, além do aumento de capacidade de produção. "Com o aporte financeiro, dobramos a capacidade dessa planta de 2010 para 2011. Temos a expectativa de crescer mais 20% em 2012", reforça Marcos Rosa. Atualmente, a empresa emprega mais de 1,7 mil funcionários, que estão distribuídos em três fábricas próprias, localizadas em Itapipoca (CE), Linhares (ES) e Juazeiro (BA), sete fazendas no Ceará, três centros de distribuição e um escritório central, em São Paulo.

A FSSC 22000 engloba o atendimento a duas normas: a ISO 22000 (Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos), criada para controlar, gerenciar e manter um sistema de gestão da segurança de alimentos, e a ISO-TS 22002-1 (Programa de Pré-Requisitos para Indústrias de Alimentos), desenvolvida pela Confederation of the Food and Drink Industries of the European Union (CIAA), em parceria com companhias do segmento. A lista completa das empresas certificadas na FSSC 22000 está publicada no site www.fssc22000.com.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Produtores de feijão podem migrar para milho e soja em MG

Concorrência entre culturas deve ocorrer na região Noroeste.Apesar da valorização dos pre&cce...

Veja mais
Preço do leite cai com captação maior

Valor pago ao produtor apresentou retração de 2,6% em Goiás no mês passado, aponta a CNA.Os p...

Veja mais
Empório Nutri amplia loja de alimentos sem glúten

Empresa especializada em alimentos sem glúten investe R$ 100 mil e está otimista com aquecimento nas venda...

Veja mais
Venda de linha branca aumentou

O Grupo Pão de Açúcar registrou elevação mensal acima de 40% na venda de linha branca...

Veja mais
Importação de sapato da Malásia sob suspeita

Governo identifica fraude para burlar sobretaxas e vai barrar entrada de produtos fabricados pela Innovation Footwear Ma...

Veja mais
Estudo inédito identifica o perfil do comprador e o perfil do usuário e suas influências no processo de compra

  Estudo da Kantar Worldpanel identifica pela primeira vez de forma independente os shoppers, quem compra um produ...

Veja mais
Preço do leite para o consumidor pode aumentar em 6%

A recente alta de 25% no preço dos insumos utilizados pela pecuária leiteira, em especial na raç&at...

Veja mais
'Herança' da BRF é arma da Seara no varejo

Empresa dobrará investimento em marketing de marcas como Doriana, Fiesta e ConfiançaAs marcas herdadas da ...

Veja mais
Varejo de roupas triplicará na próxima década

O varejo têxtil no Brasil seguirá em franca expansão na próxima década se o cená...

Veja mais