Grupo Mabe quer multiplicar vendas de lavadoras no Brasil

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Para isso, marca GE lança nova linha de produtos, batizado de Intelligence e espera crescimento de35% nas vendas, impulsionado pela redução do IPI, melhora da renda e oferta de crédito



Na linha de produção de lavadoras do grupo Mabe em Itu, interior de São Paulo, o trabalho se intensificou nos últimos meses, desde que a companhia decidiu lançar sua nova linha, batizada de Intelligence. Com investimentos na modernização de equipamentos e empesquisa para o desenvolvimento dos novos produtos, a companhia investiu R$ 5 milhões.

Marcelo Vienna, vice-presidente do grupo, explica que das três frentes de atuação da Mabe no mercado de eletrodomésticos da linha branca—geladeiras, fogões e lavadoras — esta última é a que tem a menor participação nas vendas. Mas esse cenário deverá se equilibrar, já que no médio prazo, o valor investido retornará multiplicado pelo volume de pedidos. “Esperamos um incremento de 35% nas vendas de lavadoras”, diz o executivo.

Para tanto, a empresa investiu em produtos mais sofisticados, voltados para um público com maior poder aquisitivo e muita roupa para lavar, já que os produtos chegarão em setembro às lojas nas opções 10 quilos, 11 quilos, 13 quilos e 15 quilos. “Esta não é uma linha de entrada no mercado”, diz Vienna.

O lançamento da linha Intelligence chega para substituir as linhas Eco Performance e Imagination. Para fazer a substituição da produção, a companhia precisou fazer ajustes na linha de produção. “Investimos em alguns equipamentos mais precisos e modernos, que nos deram maior agilidade na produção e resultaramemumproduto tecnológico e moderno”, explica Vienna. Com as mudanças, o grupo deve aumentar a quantidade de lavadoras produzidas por ano, mas os dados não são divulgados.

Segundo Vienna, a expectativa é de que o mercado de produtos da linha branca continue crescendo cerca de 20% ao ano, movido pelo acesso ao crédito, melhora do poder aquisitivo e prorrogação do baixo IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Na última quarta-feira, o governo federal anunciou o prolongamento, por quatro meses, da redução do imposto que passou de 15% para 5% nas geladeiras, de 20% para 10% nas máquinas de lavar e de 4% para zero no caso dos fogões.

De olho nessa continuidade do crescimento domercado, a Continental, outra marca do grupo Mabe, anunciou no fim de julho o lançamento de novos produtos da linha de fogões Inovazzione. Segundo a companhia, a categoria cresce cerca de 5% ao ano no mercado brasileiro, o que significa R$ 3,3 bilhõesemnegócios para o setor. “Queremos consolidar nossa liderança nessa categoria, crescendo 20% nos próximos anos”, revela Vienna.


Veículo: Brasil Econômico


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