A mudança do consumidor nos últimos tem sido evidente, tanto que é possível identificar dois tipos distintos de comprador: os shoppers, indivíduos que adquirem apenas um produto, e os já conhecidos consumidores, acostumados a fazer aquisições em maior volume.
Pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel aponta que os consumidores preferem visitar os pontos de vendas sozinhos. Dentro da parcela analisada, 64% são mulheres pertencentes às classes sociais D e E, centralizadas na Região Nordeste e no Estado do Rio de Janeiro (RJ). Os homens representam 23% da amostra, e, diferentemente das mulheres, pertencem às classes sociais A e B, oriundos também do norte e nordeste brasileiro.
O destaque fica por conta dos gastos. As mulheres gastam mais que os homens: enquanto elas desembolsam em média 50% do que ganham, os homens, apenas 15 %. Outro fato relevante é que os homens têm preferência pelo varejo tradicional e gastam mais com cerveja, deocolônias e fraldas descartáveis, enquanto as mulheres privilegiam o comércio porta a porta e gastam mais com itens de beleza.
Família
O cenário é totalmente diferente quando o consumidor analisado vai às compras acompanhado. Na cesta de compra de casais é possível encontrar biscoito, óleo e detergente em pó, o que demonstra que a compra em casal visa a atender necessidades mais básicas de consumo. Os campeões na compra dos desacompanhados não aparecem nem entre os dez produtos com maior penetração na lista em casal.
"Os compradores solitários buscam no ato da compra suprir necessidades imediatas, ao contrário dos acompanhados, que priorizam o abastecimento de produtos", diz Christine Pereira, diretora-comercial da Kantar Worldpanel no Brasil.
Outro perfil extremamente importante é o de adultos acompanhados de crianças ao fazer suas compras. A ida ao centro de compras é feita ao menos duas vezes ao mês e mesmo assim, o gasto chega a ser 8% maior quando comparado ao de outros perfis. Esses consumidores têm produtos mais saudáveis em sua lista de compras.
Outra característica que merece destaque é que, os compradores têm procurado mais itens inovadores, além de pesquisarem mais antes de comprar.
Veículo: DCI