Campanha promoverá café brasileiro

Leia em 2min 30s

Pela primeira vez em mais de 20 anos, o setor privado, em parceria com o governo, começará uma campanha de marketing para promover o café brasileiro dentro e fora do país. Com um custo estimado em R$ 26 milhões para o período de 2013 a 2016, a campanha vai divulgar o produto por meio do slogan "Brasil, País do Café". O objetivo será agregar valor ao grão de olho nos eventos esportivos que serão realizados no país, como a Copa, em 2014, e a Olimpíada, em 2016.

A campanha pretende "vender" o Brasil como o país do café, assim como já foi feito com a caipirinha anos atrás. Toda a estratégia a ser desenvolvida estará atrelada a quatro pilares principais: diversidade, origem, qualidade e sustentabilidade. Nesse contexto, serão destacados que o país produz quase todos os tipos de cafés que o mercado deseja, em razão das condições naturais favoráveis ao cultivo, como clima e solo, e também à infraestrutura disponível para o processamento do grão. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2012/13 será de 50,4 milhões de sacas.

O acordo foi costurado, em Brasília, na sede do Ministério da Agricultura durante esta semana. Os representantes das entidades do setor se juntaram ao secretário executivo da pasta, José Carlos Vaz, e ao diretor do Departamento do Café, Edilson Alcântara, para avaliar conceitos e posicionamento do plano de marketing para os cafés do Brasil. "Nosso objetivo é organizar o setor e dar força para que o consumo continue crescendo nos próximos anos", disse o diretor do Departamento do Café (DCAF), Edilson Martins Alcântara, subordinado à Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura. O consumo per capita no país é estimado em 83 litros por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

O argumento será que o Brasil possui diversas regiões produtoras de café, cada uma com suas características exclusivas. A intenção é desenvolver o conceito de que os tipos do grão e a qualidade são diversas. "Vamos chamar as melhores empresas de publicidade do país para apresentar o café nacional durante os próximos eventos mundiais que acontecerão no Brasil. A campanha vai ajudar a fortalecer o posicionamento do país nesse mercado, destacando as produções de qualidade e sustentáveis dos cafeeiros", disse Alcântara

Em relação à qualidade, será mostrado que a cafeicultura brasileira - considerada uma das principais fontes mundiais de cafés diferenciados - tem nela seu diferencial. A campanha buscará reforçar a imagem do país nessa direção, com ênfase particular nas variedades destinadas aos cafés especiais.

A divulgação enfocará, ainda, que o país é um importante produtor de cafés sustentáveis e certificados. "Hoje em dia, a sustentabilidade é um atributo cada vez mais valorizado por empresas e consumidores em diversos países. Por isso, ela será usada como um pilar no posicionamento dos Cafés do Brasil", disse o presidente-executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro. "Com isso em mãos, vamos investir no marketing", disse.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Uma pesquisa inédita traça o novo perfil do cliente brasileiro

A mudança do consumidor nos últimos tem sido evidente, tanto que é possível identificar dois...

Veja mais
Preço limita a expansão do mercado de orgânicos

O preço ainda é o grande limitador da expansão do consumo de produtos orgânicos no Brasil, se...

Veja mais
Santa Catarina ganha peso na industrialização de leite

Santa Catarina liderou o crescimento da industrialização de leite no país nos últimos cinco ...

Veja mais
Cerca de 40 redes de varejo estrangeiras invadem o Brasil

Nova onda é esperada para os próximos 18 meses; marcas estão de olho na classe média emergen...

Veja mais
Grupo Mabe quer multiplicar vendas de lavadoras no Brasil

Para isso, marca GE lança nova linha de produtos, batizado de Intelligence e espera crescimento de35% nas vendas,...

Veja mais
Aumento da captação reduz o valor do leite

Os preços pagos aos produtores pelo litro de leite recuaram em julho nas principais regiões produtoras, re...

Veja mais
Produtores de feijão podem migrar para milho e soja em MG

Concorrência entre culturas deve ocorrer na região Noroeste.Apesar da valorização dos pre&cce...

Veja mais
Preço do leite cai com captação maior

Valor pago ao produtor apresentou retração de 2,6% em Goiás no mês passado, aponta a CNA.Os p...

Veja mais
Ducoco Alimentos investe R$ 10 mi

A Ducoco Alimentos, uma das principais empresas do setor alimentício do país, investe R$ 10 milhões...

Veja mais