Classe C elege suas marcas favoritas

Leia em 1min 40s

Nestlé, Samsung, Adidas e Nike lideram lista

De olho na nova classe média brasileira, o instituto Data Popular realizou um levantamento para verificar quais marcas se beneficiaram com o crescimento do consumo dessa fatia da população. A pesquisa divulgada ontem, durante a 10.ª edição do Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec) apontou que a Nestlé é a preferida, sendo citada por 4,1% dos entrevistados, seguida por Samsung (3,9%), Adidas e Nike (3,7% cada). Foram ouvidas 22 mil pessoas em 153 cidades pelo Brasil.

De acordo com o Data Popular, 54% dos entrevistado se preocupam com a marca dos alimentos, 47% consideram a empresa na hora de comprar computadores, 45% antes de adquirir o automóvel e 41% para eletrônicos. Porém, apenas 37% dos entrevistados afirmaram dar atenção à marca dos sapatos.

De acordo com a pesquisa, existe uma diferença entre o gosto dos homens e das mulheres da nova classe média. No caso dos homens, as marcas preferidas são Adidas (5,8%), Nike (5,1%) e Samsung (4,9%). Já as mulheres citaram a Nestlé (6,3%), O Boticário (4,2%) e a Hering (3,1%).

Crescimento. O Data Popular constatou que a classe média brasileira cresceu de 42% da população em 2004 para 53,9% em 2011, ganhando parte dos antigos pertencentes à classe D, que apresentou declínio de 41,3% para 31,1% no mesmo período.

Conforme projeção do instituto, em 2014, a classe C será representada por 58,3% dos brasileiros, enquanto 26,8% estarão na classe D.

Entre 2004 e 2011, o crescimento no número de pessoas na classe C impulsionou as compras, fazendo com que a nova classe média atingisse R$ 1,03 trilhão em consumo no ano passado. A cifra corresponde a um crescimento de 228,3% nos gastos com produtos e serviços nos últimos sete anos.

O carrinho de compras da nova classe média também mudou de 2001 para 2012. A classe AB comprava 35 categorias diferentes de produtos, a C 27 e a DE 19 há 11 anos. Agora, a classe AB leva para casa 45 categorias, a C, 42 e a DE, 40.



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Anvisa deve liberar venda de sombra e desodorante infantil

Vigilância Sanitária lança hoje uma consulta pública com novas regras para cosméticos ...

Veja mais
Comida é cultura

Cara de 60, com corpo e cabeça de 60. Mas a lei vai mudarSabe aquela estranheza que você sentiu ao ler a ca...

Veja mais
Estiagem arrasa produção de mel no Piauí

Os seis meses praticamente sem chuvas conseguiram arrasar a produção de mel do Piauí, o segundo pol...

Veja mais
Produção de embalagem deve fechar 2012 em queda

A desaceleração econômica foi fortemente sentida pela indústria brasileira de embalagens, que...

Veja mais
Dori investe em centro de pesquisa

A concorrência com as multinacionais do segmento de balas e confeitos impulsionou a brasileira Dori a melhorar seu...

Veja mais
Supermercadistas paulistas estão otimistas

Os supermercadistas paulistas estão mais otimistas em relação às vendas e contrataç&o...

Veja mais
Ao eleger marca ideal, classe média mantém fidelidade

Pesquisa do Data Popular revela que 46% dos consumidores da nova classe C ainda não têm uma marca do cora&c...

Veja mais
Governo derruba sobretaxa para insumos de calçados

Camex revogou taxa de 182% depois que fabricantes locais, que pediram a investigação, reclamaram do result...

Veja mais
Para se tornar líder em PCs no país, Lenovo compra CCE por R$ 300 mi

Valor é o mais alto já pago por empresa de eletrônicos no BrasilA Lenovo, fabricante chinesa de PCs,...

Veja mais