Nestlé, Samsung, Adidas e Nike lideram lista
De olho na nova classe média brasileira, o instituto Data Popular realizou um levantamento para verificar quais marcas se beneficiaram com o crescimento do consumo dessa fatia da população. A pesquisa divulgada ontem, durante a 10.ª edição do Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec) apontou que a Nestlé é a preferida, sendo citada por 4,1% dos entrevistados, seguida por Samsung (3,9%), Adidas e Nike (3,7% cada). Foram ouvidas 22 mil pessoas em 153 cidades pelo Brasil.
De acordo com o Data Popular, 54% dos entrevistado se preocupam com a marca dos alimentos, 47% consideram a empresa na hora de comprar computadores, 45% antes de adquirir o automóvel e 41% para eletrônicos. Porém, apenas 37% dos entrevistados afirmaram dar atenção à marca dos sapatos.
De acordo com a pesquisa, existe uma diferença entre o gosto dos homens e das mulheres da nova classe média. No caso dos homens, as marcas preferidas são Adidas (5,8%), Nike (5,1%) e Samsung (4,9%). Já as mulheres citaram a Nestlé (6,3%), O Boticário (4,2%) e a Hering (3,1%).
Crescimento. O Data Popular constatou que a classe média brasileira cresceu de 42% da população em 2004 para 53,9% em 2011, ganhando parte dos antigos pertencentes à classe D, que apresentou declínio de 41,3% para 31,1% no mesmo período.
Conforme projeção do instituto, em 2014, a classe C será representada por 58,3% dos brasileiros, enquanto 26,8% estarão na classe D.
Entre 2004 e 2011, o crescimento no número de pessoas na classe C impulsionou as compras, fazendo com que a nova classe média atingisse R$ 1,03 trilhão em consumo no ano passado. A cifra corresponde a um crescimento de 228,3% nos gastos com produtos e serviços nos últimos sete anos.
O carrinho de compras da nova classe média também mudou de 2001 para 2012. A classe AB comprava 35 categorias diferentes de produtos, a C 27 e a DE 19 há 11 anos. Agora, a classe AB leva para casa 45 categorias, a C, 42 e a DE, 40.
Veículo: O Estado de S.Paulo