Vale de web rádio a Dia do Cliente.
Belo Horizonte e região metropolitana têm, pelo menos, 18 shoppings em funcionamento, e outros três serão inaugurados em 2013. Com tanta concorrência no setor, fidelizar o cliente tem sido uma tarefa que exige cada vez mais criatividade por parte dos centros de compras. Brindes, cupons, promoções em datas comemorativas e empréstimo gratuito de carrinhos de bebês são ações básicas. Por isso, hoje, os centros de compras estão inovando no marketing de fidelização. Para cativar clientes, vale de rádio on-line até criação de novas datas comemorativas. Tudo para atrair o consumidor.
É o caso do Itaú Power Shopping, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que instituiu o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro. Segundo a gerente de marketing do centro de compras, Renata Guimarães, a data foi criada no ano passado e apresentou resultados positivos.
Nesse dia, foram realizadas novas ações voltadas para o bem-estar do consumidor. "O cliente é nosso principal foco todos os dias, mas queremos mostrar também de outras maneiras o quanto ele é importante para nós, homenagenado-o ainda mais com a criação data. Neste ano, a ideia central do Dia do Cliente foi transmitir boas sensações. Por isso, colocamos na praça de alimentação uma máquina de sensações que dá prêmios de forma gratuita a quem participa", relata a gerente.
Na máquina, explica Renata, o cliente aperta um botão de acordo com o que ele está sentindo naquele momento. Em seguida, a máquina libera um brinde. "Este brinde não está linkado a nenhum cupom e pode ser um pirulito, uma rosa ou uma bolinha para combater o estresse", descreve, frisando que essa é uma forma de mostrar ao cliente que o shopping deseja que ele tenha boas sensações no local.
Ainda no mesmo dia, o Itaú também realizou ações no trânsito da região. "Distribuimos pop cards em homenagem ao Dia do Cliente e água mineral", expõe. Renata Guimarães acrescenta que, na mesma data, um espaço totalmente voltado ao cliente foi inaugurado no subsolo do mall. " um espaço de sugestões, reclamações, com televisão e ar condicionado", frisa.
Rádio-shopping - No Shopping Cidade, na região Central de Belo Horizonte, uma das formas diferenciadas de valorizar o cliente, segundo a coordenadora de marketing, Tânia Souza, foi a criação de uma rádio exclusiva na web. "A rádio ‘Cidade me Gusta’ é uma ferramenta de comunicação interativa e útil ao cliente", explica.
Outra iniciativa do mall foi a criação de um clube de fidelidade, que já tem 10 mil clientes associados. A cada compra, os participantes acumulam pontos. "Esses pontos podem ser trocados por produtos nas lojas ou por bilhetes de cinema e estacionamento", explica.
Tânia Souza frisa que o clube de fidelidade está conectado ao Facebook. "A rede social permite uma interação ainda maior dos clientes com o shopping e com as lojas."
Estacionamento - O gerente de marketing do shopping Estação BH, na região Norte da Capital, Rafael Saito, conta que, para fidelizar o público e enfrentar a competitividade, o centro de compras, inaugurado em maio deste ano, já adota diversas estratégias. Uma delas é a promoção do estacionamento. "Quem almoça no shopping Estação BH tem direito ao estacionamento gratuito. Nosso estacionamento já é o mais barato dentre todos os malls da Capital, e ainda fazemos esta promoção para atrair o público ainda mais", exemplifica Saito.
O gerente informa que a localização do shopping é vista pela administração como um diferencial para o público da região. "Estamos próximos de diversas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e o mall recebe clientes de Santa Luzia, Vespasiano e Lagoa Santa. Funcionários da Cidade Administrativa também freqüentam muito o shopping", ressalta.
Saito acrescenta que o shopping também se aproxima dos órgãos públicos para conquistar o público e vencer a competição de tantos outros estabelecimentos. "A escada rolante da estação do metrô que dá acesso à avenida Vilarinho estava há muito tempo parada. O shopping conseguiu uma parceria para que essa escada voltasse a funcionar", arremata.
Veículo: Diário do Comércio - MG