Menos de 2% dos consumidores no Brasil usam cheque

Leia em 2min 10s

Usar o cheque para fazer compras no comércio é uma ação praticamente do passado no Brasil. Segundo pesquisa do SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), menos de 2% dos consumidores afirmam usar o talão de cheque na hora de fazer uma compra, seja ela à vista, seja a prazo. O estudo ouviu consumidores de todas as capitais do Brasil, gerando erro máximo de 3,9% e confiança de 95%.

Na avaliação da CNDL e do SPC Brasil, "o talão de cheque se tornou um instrumento absolutamente imperfeito pelo fato de o comerciante não ter garantia alguma sobre o retorno do pagamento feito pelo cliente". Os lojistas - argumentam as entidades - preferem instrumentos como o cartão de crédito, que asseguram o pagamento, embora as operadoras cobrem pela operação e permitam que a compra seja paga em prestações.

Ao tratar da forma como o consumidor prefere efetuar o pagamento, o estudo classifica as compras em vários tipos: supermercados, roupas, calçados e acessórios, e eletrônicos. No caso das compras de supermercados, por exemplo, a pesquisa mostra que a maioria dos consumidores paga essas compras à vista e em dinheiro (49% dos entrevistados); 19% deles pagam à vista com cartão de débito; 14% pagam com cartão de crédito sem parcelar; e 8% usam o cartão de crédito para dividir a conta. O cheque é usado por menos de 1% dos entrevistados para pagar compras de supermercado. O mesmo porcentual se repete nas compras de roupas, calçados e acessórios, e eletrônicos: menos de 1% das pessoas usam cheque como forma de pagamento.

O uso do cheque também é muito baixo quando se analisa os consumidores por classe social (A,B,C e D). Nas compras de supermercado feitas por consumidores das classes A e B, o uso do cheque alcança 2%, mas cai para menos de 1% quando o comprador é das classes C ou D. Na avaliação do SPC Brasil, "mesmo consumidores das classes C e D que têm contas e salários depositados em banco preferem receber da agência bancária um cartão de débito ou um cartão de crédito a receber um talão de cheque. Dessa forma, o talão "morre" por desuso".

A pesquisa completa do SPC Brasil sobre o Uso do Crédito pelo Consumidor Brasileiro será divulgada na próxima quarta-feira (26) em São Paulo. Entre outras informações, o estudo tem dados sobre inadimplência, planejamento de compras, onde os consumidores buscam crédito e como preferem pagar suas compras (à vista, a prazo, com cartão de crédito, dinheiro, cartão da loja, cheque).


Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Varejo tenta decifrar o enigma do "barato lá fora e caríssimo aqui"

Às margens do rio Paraná, próximo à fronteira com o Brasil, fica a Monalisa, uma das mais ap...

Veja mais
Hora de escolhas na Hypermarcas

Depois de um ciclo frenético de aquisições que levou a companhia a reunir mais de 100 marcas na div...

Veja mais
PepsiCo traz programa de apoio a novatas

A PepsiCo inicia hoje uma busca por companhias novatas e candidatos a empreendedor no Brasil para promover projetos de i...

Veja mais
Televisores e telefones celulares devem ser as vedetes do Natal

Expectativa de pagamento do 13º salário anima lojistas para vendas de fim de anoSe depender do otimismo indi...

Veja mais
Fim de ano deve gerar demanda por 17 mil vagas

O comércio deve responder pela maior parte dos empregos temporários (75%)O previsão de vendas do Na...

Veja mais
Elavon aposta nos varejistas para crescer em cartões

Recém-chegada ao Brasil, a credenciadora de cartões americana Elavon firmou uma parceria pouco tradicional...

Veja mais
Controlador compra fatia de brasileiros na Faber-Castell

Quatro famílias de empresários brasileiros que possuíam 30,95% do capital da Faber-Castell no Brasi...

Veja mais
Samsung inaugura unidade em São Paulo e planeja chegar em mais regiões

A Samsung acaba de inaugurar sua segunda loja franqueada no País, localizada no Shopping Villa Lobos, na cidade d...

Veja mais
Loja focada em produto único avança no País

A tendência da especialização nas redes de alimentação é cada vez maior e muita...

Veja mais