Café especial conquista novos mercados

Leia em 1min 20s

Depois de o Brasil ter se tornado o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor de café do mundo o País desponta como um dos maiores fornecedores mundiais de cafés especiais, diferenciados por sua qualidade e agregação de valores socioambientais. Atualmente praticamente todas as regiões cafeeiras do Brasil produzem grãos especiais, como o Cerrado, Zona da Mata e Sul de Minas Gerais, Serra do Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Paraná.

"Que o Brasil há muitos anos produz cafés de qualidade excepcional e variada não é novidade, inclusive pela sua diversidade de climas, altitudes e tipos de solo. O que é novo é o fato de o setor produtivo aguçar cada vez mais a visão de mercado impulsionado pelo crescente movimento rumo à diferenciação do produto, grande parte dele devido às novas exigências do mercado externo e interno. Essa tendência é irreversível e cresce em ritmo acelerado, trazendo novas oportunidades de negócios e desenvolvimento para o País, pois o preço também é diferenciado", diz o professor Flávio Borém, da Universidade Federal de Lavras, participante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Segundo o professor, por muitos anos, o Brasil foi conhecido como fornecedor de café comum, com pouca qualidade, comparado a outros países produtores. "No mercado internacional, o Brasil ainda possui a imagem de grande produtor de um único tipo de café. Essa é uma imagem equivocada e bastante negativa", disse.

De acordo com Flávio Borém, é possível encontrar várias definições para café especial, refletindo muitas vezes os efeitos da cultura, costumes e valores de cada povo, região ou país e estando associado ao prazer que a bebida proporciona.


Veículo: DCI


Veja também

Indústria de alimentos e bebidas espera um Natal melhor neste ano

Otimista, indústria inicia vendas de fim de anoEnquanto o varejo ainda trabalha nas vendas para o Dia da Crian&cc...

Veja mais
Espaços segmentados já nascem com público certo

O setor de shoppings observa a tendência de empreendimentos voltados a públicos específicos, como a ...

Veja mais
Havaianas quer vender chinelo para chinês e indiano

Depois dos europeus, a fabricante Alpargatas quer calçar suas sandálias Havaianas nos milhões de p&...

Veja mais
Produção de algodão tem queda

As quedas na produção e na área colhida também refletem na retração da produti...

Veja mais
Hering Kids inaugura sua primeira loja franqueada

Curitiba foi a primeira capital a receber unidade da Hering Kids, que é voltada para moda infantilSeguindo os pas...

Veja mais
Shoppings apostam em boas vendas para a data

Expectativa, em relação a 2011, é de que vendas para o Dia das Crianças aumentem até ...

Veja mais
Produtores de arroz da América do Sul e dos Estados Unidos migram para milho e soja

Produtores dos Estados Unidos e da América do Sul estão migrando do arroz para o milho e para a soja a fim...

Veja mais
General Brands compra massa falida da Doces Neusa

Um terreno de quase 84 mil metros quadrados em Guarulhos, que abrigava a fábrica da Doces Neusa, e marcas da empr...

Veja mais
Argentina volta a ser a nº 1 em consumo de carne

Restrição à exportação deixou o produto mais barato no mercado internoOs argentinos r...

Veja mais