O comércio em Santa Catarina deve gerar 20 mil vagas temporárias durante a temporada de verão, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC). O número apresenta uma redução, se comparado com o previsto para a temporada passada, quando a expectativa para a contratação de temporários era de 23 mil pessoas.
— Desde que começamos a fazer estas estimativas, há cinco ou seis anos, chegamos a ter uma expectativa de até 25 mil empregados temporários. A redução, este ano, se explica pelo baixo desempenho do comércio este ano, comparado com períodos anteriores — comenta Sérgio Medeiros, presidente do FCDL-SC.
As contratações no comércio começam agora, para o Dia das Crianças, e devem seguir até o início de 2013 para atender parte da demanda da alta temporada e das vendas de final de ano. Segundo Medeiros, as regiões que devem ter o maior número de contratações serão a litorânea e a Serra.
— Florianópolis deve liderar a geração de vagas temporários em função do turismo, mas Joinville também deverá ter uma grande demanda.
Do total de vagas oferecidas, haverá mais oportunidades para vendedor, atendente, caixa, empacotador, crediarista, estoquista, auxiliar de depósito, vigilante e faxineiro. Os salários devem flutuar da faixa dos R$ 700 até R$ 2 mil, com a perspectiva de que até 40% dos funcionários temporários possam ser efetivados após o período de experiência.
Segundo o presidente da FCDL-SC, a primeira característica exigida pelo comércio para as contratações é que os interessados tenham um conhecimento básico de informática, algo que nem sempre é encontrado no mercado. Depois, são valorizados os perfis que apresentem iniciativa, facilidade de comunicação e bom relacionamento com os clientes.
Veículo: Diário Catarinense