Começa a faltar gasolina no Rio Grande do Sul

Leia em 2min 30s

Mau tempo dificulta descarga em Tramandaí, e Refap não recebe todo o petróleo necessário para abastecimento do mercado


A combinação de mau tempo, aumento da demanda e produção limitada provocam problemas de abastecimento de gasolina no Rio Grande do Sul. Com estoques reduzidos em postos de combustíveis, as distribuidoras estão buscando o produto em Santa Catarina e no Paraná.

Segundo a Petrobras, está havendo "condições climáticas desfavoráveis para amarração de navios e descarga de matéria-prima no terminal marítimo de Tramandaí”. Desde a semana passada, a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, que abastece 80% do mercado gaúcho, está com a produção reduzida devido à escassez de petróleo trazido de fora.

A falta de matéria-prima foi gerada pelo mau tempo na costa, que impossibilitou que navios petroleiros se conectassem à monoboia da Petrobras, em Tramandaí. Fontes ligadas à estatal explicam que a operação não é indicada em dias de ressaca pelo risco de rompimento do mangote que faz o transbordo, com ameaça de vazamento no mar.

Para o engenheiro civil Rogério Maestri, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, problemas dessa natureza costumam ser causados pela impossibilidade do barco que faz a conexão entre a boia e o navio sair da costa.
– Esse é um problema antigo. A Petrobras chegou a encomendar estudos da universidade para ampliar os molhes de Tramandaí e Imbé, mas o projeto não saiu do papel – lembra o professor.

A situação é agravada pelo aumento de consumo de gasolina no Rio Grande do Sul, de 8% neste ano, acrescenta Edson Silva, coordenador do escritório regional sul da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
– Há cinco dias a Refap não está conseguindo processar todo o petróleo necessário para abastecer o mercado – afirma Silva.

O resultado do atraso nas entregas são postos de combustíveis operando com estoques no limite e até mesmo desabastecimento. Conforme o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no RS (Sulpetro), Adão Oliveira, o problema afeta especialmente postos independentes, os chamados bandeira branca, mas inclui os vinculados a grandes distribuidoras. Oliveira relata que pelo menos seis estabelecimentos no Estado ficaram sem combustível desde o fim de semana.

Gerente de um posto da distribuidora Ipiranga em Porto Alegre, Tiago Anselmi conta que tem recebido volume de gasolina abaixo do pedido, o que tem provocado escassez temporária ao longo de alguns dias.
– Pedi carga de 20 mil litros e recebi apenas 5 mil – diz Anselmi, cujo posto tem consumo de 10 mil litros diários.

Para reduzir o impacto, a Petrobras autorizou as distribuidoras a buscarem gasolina na Repar, no Paraná. Caso a situação se agrave nos próximos dias – hipótese que não está fora de cenário –, a Refap poderá importar gasolina por meio de navios que atraquem em Rio Grande. Os custos extras das distribuidoras deverão ser assumidos pela Refap.
– Por isso, não há justificativa para aumento de preço aos consumidores – garante Alísio Vaz, presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom).


 
Veículo: Zero Hora - RS


Veja também

Kopenhagen e Brasil Cacau projetam crescimento de 19% em 2012

Ao investir principalmente na expansão da linha popular de seus chocolates, o Grupo CRM, detentor das marcas Kope...

Veja mais
Cadastro eletrônico vai monitorar alimentos vendidos no Brasil

Os fabricantes deverão informar detalhes da composição dos alimentosEm comemoração ao...

Veja mais
Queda na produtividade provoca a redução da safra de trigo no RS

Estado deve colher nesta safra cerca de 2,2 milhões de toneladas de trigo.Redução será de 30...

Veja mais
12ª Fesuper apresenta tendências do varejo nesta quarta-feira

Feira em Alagoas deverá reunir supermercadistas e fornecedores da Região Nordeste até o dia 19 de o...

Veja mais
A intolerância alimentar abre mercado à indústria

O crescimento do número de brasileiros que convivem diariamente com algum tipo de intolerância alimentar ve...

Veja mais
Receita de biscoito criada há cem anos bate recorde de vendas

O tradicional biscoito de aveia ganhará versões em novos sabores e lata comemorativa em ediçã...

Veja mais
Anvisa revela altos teores de sódio em queijo, macarrão instantâneo e mortadela

Levantamento analisou cerca de 500 amostras de 26 categorias de alimentos, coletadas em 15 estados em 2010 e 2011O queij...

Veja mais
Redes ampliam mix em busca de fidelização

Superando o modelo de lojas especializadas em um único segmento, o varejo brasileiro observa nos Estados Unidos u...

Veja mais
Compradores da marca Davene planejam vendas para o Nordeste

Os investidores que compraram a marca de cosméticos Davene há quase um ano preparam-se para lançar ...

Veja mais