Estado deve colher nesta safra cerca de 2,2 milhões de toneladas de trigo.Redução será de 300 mil toneladas em relação à previsão inicial da Emater.
Os produtores de trigo do Rio Grande do Sul iniciaram a colheita da safra. Na reta final do desenvolvimento das lavouras, a chuva prejudicou a produtividade e a qualidade dos grãos. O estado deve colher nesta safra pouco mais do que 2,2 milhões de toneladas de trigo, com redução de 300 mil toneladas em relação à previsão inicial da Emater.
Os agricultores colheram 15% dos 10 mil hectares de trigo cultivados em de Boa Vista das Missões, no norte gaúcho. Por causa dos temporais, os grãos perderam qualidade e a venda não deve cobrir os custos de produção na propriedade do produtor Élio Dalla Norra.
No Rio Grande do Sul foram cultivados nesta safra 972 mil hectares de trigo. Segundo a Emater, por causa do tempo é esperada uma redução na produtividade entre 20% e 30%.
Os produtores estão negociando a saca de trigo de melhor qualidade por cerca de R$ 30. O grão de baixa qualidade vale R$ 20 a saca.
Veículo: Portal G1