Receita de biscoito criada há cem anos bate recorde de vendas

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O tradicional biscoito de aveia ganhará versões em novos sabores e lata comemorativa em edição limitada



Uma tradicional receita de biscoitos de aveia, criada há cem anos por uma família mineira, foi lançada em 2010 pela Qoy Chocolates, antiga Doce Cacau. Em dois anos, o produto bateu recorde de vendas, com cinco mil toneladas comercializadas no período. A guloseima recebeu o nome de Nonno, que significa "vovô" em italiano, numa referência ao criador da "bolacha" que ganhou uma camada de chocolate ao leite ao ser patenteada pela marca - em atividade no mercado desde 1998, com seis lojas em Belo Horizonte e uma em São Paulo. A sócia-proprietária da Qoy, Flávia Falci, não divulga o faturamento da empresa, mas revela que, por ano, são vendidas 20 toneladas de produtos.

A guloseima produzida pela Qoy tem a proposta de homenagear um costume familiar trazido pela bisavó Carmela, nascida em 1889, e que, periodicamente, enviava para os filhos que estudavam em um colégio interno de São Paulo os biscoitinhos de aveia na lata, de que eles tanto gostavam. "Minha avó Maria Luiza Falci acredita que a receita seja italiana, pois a família mantinha os hábitos da cultura daquele país. A bolacha, chamada de "biscoito do vovô", com cerca de 10 cm, sem o chocolate, ainda é feita na casa da matriarca e continua encantando a todos", conta Flávia Falci.

De acordo com a sócia da Qoy, na casa da avó, o Nonno substitui o pãozinho francês no café da manhã e no lanche da tarde. E quando os filhos, netos e bisnetos chegam vão direto para as latas, que estão sempre cheias da guloseima. Na Qoy, ele é comercializado por R$ 17, o saquinho com 170 gramas, e por R$ 64, na lata, que serve também como opção para presente. "Estamos muitos felizes em comemorar o sucesso do novo produto que, além de trazer mais sabor à vida das pessoas, leva um pouquinho da nossa história para os consumidores."

Para brindar a data e o recorde de vendas, a marca desenvolveu uma edição limitada da Lata Comemorativa do Nonno e ainda elaborou mais duas novas receitas para a família dos biscoitos de aveia. "Criamos a Sorella - uma delicada harmonização entre aveia, mel e passas - e o Fratello - uma combinação mais intensa de amêndoas e chocolates - que já estão disponíveis nas lojas", relata a empresária.

O investimento para o lançamento dos novos sabores foi de aproximadamente R$ 60 mil, aplicados em pesquisa e desenvolvimento das novas receitas. "Durante um ano, experimentamos várias combinações de ingredientes até chegar ao resultado final, e esperamos que a Sorella e o Fratello conquistem o mercado da mesma forma que o Nonno conquistou", afirma a executiva.

Conceito - O modelo Qoy foi todo pensado de forma a atrair e fidelizar o consumidor desde a arquitetura da loja que surpreende, até o conceito de modernidade e luxo que se reflete em todos os produtos e misturas. "Estamos em pleno crescimento da marca e pretendemos dobrar o número de lojas até o ano que vem", conta a sócia-proprietária.

Como parte desse processo, a Qoy vai inaugurar ainda neste mês uma franquia no ABC Paulista, que contou com aporte de R$ 340 mil; e outra em Congonhas (região Central), que recebeu investimentos da ordem de R$ 130 mil. "Para o interior, estamos levando um modelo novo de trabalho denominado Café Qoy, que vai oferecer estrutura completa de lanches para suprir a deficiência desse mercado e transformar a casa num ponto de encontro para os moradores da cidade. Vamos praticar a mesma tabela de preços da região", destaca Flávia Falci.

Se comparadas às demais franquias, a Qoy apresenta taxa de mortalidade de apenas 1% no primeiro ano, percentual que chega a 20% em outros negócios, o que chama a atenção do mercado e torna o investimento mais atrativo. Com taxa de franquia de R$ 30 mil, a marca está oferecendo 20% de desconto para os contratos assinados até o final do ano, e ainda oferece opção para atuar em Belo Horizonte.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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