Guararapes pretende abrir até 300 lojas

Leia em 2min 20s

Por meio de financiamento de R$ 167,4 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Guararapes pretende inaugurar de 200 a 300 lojas Riachuelo Mulher em cinco anos. O presidente da companhia, Flávio Rocha, observa que o novo modelo atende ao grupo quando há limitação de áreas, principalmente em cidades menores.

A Riachuelo Mulher demanda no máximo mil metros quadrados, enquanto as lojas tradicionais têm mais de 2 mil m². "As restrições de espaço ocorrem nos grandes centros também, não apenas nas cidades menores", ressaltou Rocha.

A primeira loja exclusiva para o público feminino foi aberta no começo deste mês, em São Paulo, com 626 m² de área de vendas. O espaço aumenta a posição da companhia na Região Sudeste para 70 unidades. Ao todo, a rede conta com 154 lojas.

O executivo destacou que a maior parcela da população está na classe C, o que vem contribuindo para a expansão dos negócios. "Além disso, a renda das mulheres é determinante para o sustento de 42% das famílias nessa classe social, enquanto na A/B chega a 25% no máximo", afirmou, ressaltando o potencial de expansão da classe C. "Estamos navegando em águas favoráveis com 50 milhões de entrantes no mercado de consumo."

Logística

O executivo também revelou que está em transição o sistema de logística da companhia para reduzir o volume de resíduos (itens não vendidos). Segundo ele, atualmente 10% dos produtos em loja são vendidos com desconto para evitar o encalhe. "O novo modelo deve reduzir os resíduos em função do menor tempo e melhor escolha de estoque por loja, conforme a saída do produto. Cada unidade vai receber um mix diferenciado para reposição."

Para o presidente da empresa, a base principal do crescimento atual é a descoberta da moda. "A mulher brasileira teve esse aumento significativo de renda e, quando você olha para onde é que foi essa renda, setores como alimentação e moradia estão dentro da média. Agora, quando você olha para o que nós chamamos de despesas relacionadas ao espelho, que é moda e beleza, o crescimento foi de cerca de 218%, até cinco vezes mais que os demais."

Rocha acrescenta que, para a empresa, o Brasil observa uma etapa da prosperidade econômica na qual o vestuário ganhou um novo sentido. "A roupa deixou de ser uma forma de cobrir o corpo para ser uma forma de expressão. Há pouco tempo, moda era uma coisa da elite do consumo, muito excludente e elitista", comenta. Ele diz que a Riachuelo aposta no consumidor emergente, que está descobrindo o processo da moda e não busca só preço baixo, pois está disposto a gastar um pouco mais para ter um produto diferenciado e de qualidade. "A pessoa deixa de ser consumidora de roupa para ser de moda."



Veículo: DCI


Veja também

Kopenhagen e Brasil Cacau projetam crescimento de 19% em 2012

Ao investir principalmente na expansão da linha popular de seus chocolates, o Grupo CRM, detentor das marcas Kope...

Veja mais
Cadastro eletrônico vai monitorar alimentos vendidos no Brasil

Os fabricantes deverão informar detalhes da composição dos alimentosEm comemoração ao...

Veja mais
Começa a faltar gasolina no Rio Grande do Sul

Mau tempo dificulta descarga em Tramandaí, e Refap não recebe todo o petróleo necessário par...

Veja mais
Queda na produtividade provoca a redução da safra de trigo no RS

Estado deve colher nesta safra cerca de 2,2 milhões de toneladas de trigo.Redução será de 30...

Veja mais
12ª Fesuper apresenta tendências do varejo nesta quarta-feira

Feira em Alagoas deverá reunir supermercadistas e fornecedores da Região Nordeste até o dia 19 de o...

Veja mais
A intolerância alimentar abre mercado à indústria

O crescimento do número de brasileiros que convivem diariamente com algum tipo de intolerância alimentar ve...

Veja mais
Receita de biscoito criada há cem anos bate recorde de vendas

O tradicional biscoito de aveia ganhará versões em novos sabores e lata comemorativa em ediçã...

Veja mais
Anvisa revela altos teores de sódio em queijo, macarrão instantâneo e mortadela

Levantamento analisou cerca de 500 amostras de 26 categorias de alimentos, coletadas em 15 estados em 2010 e 2011O queij...

Veja mais
Redes ampliam mix em busca de fidelização

Superando o modelo de lojas especializadas em um único segmento, o varejo brasileiro observa nos Estados Unidos u...

Veja mais