Produção do fruto no norte-mineiro, em 2012, deve superar a do ano passado.
Os investimentos em tecnologia realizados pelos produtores mineiros para aumentar a safra de mamão estão garantindo bons resultados. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a produção do fruto nas lavouras do Norte de Minas, em 2012, deve superar a do ano passado, que alcançou 45 mil toneladas, cerca de 50% maior que a anterior.
De acordo com a Seapa, o crescente índice de irrigação das lavouras mineiras, inclusive da agricultura familiar, é o principal responsável pelo aumento da produção de mamão nos últimos quatro anos. Sobretudo no período atual, marcado por estiagem prolongada.
Conforme o subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha, a participação da agricultura familiar tem melhorado o desempenho de suas lavouras, com a utilização de tecnologia e boas práticas que possibilitam o aumento da produtividade.
Edjan Eustáquio Guerra, extensionista da Emater-MG no município de Pirapora (Norte de Minas), informa que a produtividade nas propriedades que dispõem de alta tecnologia em irrigação pode superar a marca de 100 toneladas por hectare/ano. Já os agricultores familiares têm alcançado até 60 toneladas por hectare.
O Norte de Minas lidera a produção estadual de mamão com cerca de 34 mil toneladas registradas no ano passado. Segundo Guerra, Pirapora conta com 22 hectares plantados da variedade formosa, e o principal estímulo ao produtor é o aumento da demanda pelo fruto. A colheita, segundo o técnico, segue com bons resultados.
O mamão de Pirapora é destinado exclusivamente ao consumo de mesa, sendo comercializado por meio dos entrepostos da Ceasa Minas localizados em Uberlândia, Patos de Minas e Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte.
Dados da Ceasa Uberlândia mostram que, no período de janeiro a setembro de 2012, foram colocadas no entreposto 263,5 toneladas de mamão procedentes das lavouras de Pirapora. O volume é 60% superior ao registrado em idêntico período de 2011.
Veículo: Diário do Comércio - MG