Evento reuniu especialistas em educação, representantes da indústria, e do terceiro setor para discutirem iniciativas e soluções sobre o tema.
Na manhã desta quarta-feira (31/10), a Ambev promoveu o II Seminário de Prevenção ao Uso Indevido do Álcool. O encontro tem o objetivo de fomentar o debate sobre como combater o consumo de bebidas alcoólicas por jovens e compartilhar projetos voltados ao tema.
O primeiro debate aconteceu das 9h às 11h e falou sobre o papel de cada um na prevenção ao uso indevido do álcool. A discussão foi mediada pelo VP de relações corporativas da Ambev, Milton Seligman.
Maria do Carmo Brant de Carvalho, assistente social e ex superintendente do Cenpec, falou sobre a importância das ações em rede para o trabalho de prevenção ao uso indevido do álcool por menores de idade. "Quanto mais relações a rede tem, mais ela é poderosa e consegue ser efetiva em suas ações", afirmou. Ela ressaltou, no entanto, que as enormes desigualdades sociais e déficits de oportunidade aos jovens dificultam a ampliação de capital social dos mais novos. Neste caso, a escola deveria exercer um papel fundamental para que a juventude conseguisse, efetivamente, construir uma rede e ampliar as ações em prol do uso indevido do álcool.
Seguindo a mesma linha de pensamento, a psicóloga especialista em educação Rosely Sayão discursou sobre a importância da escola e da família para a educação dos jovens na atualidade. O grande problema, segundo a especialista, é que nenhuma das instituições está conseguindo trabalhar de maneira efetiva neste quesito. "Elas deveriam formar uma rede e não o fazem", afirmou.
Para fechar a primeira mesa de debates do dia, Marcio Aith, secretário de comunicação do governo do Estado de São Paulo falou sobre o papel do Estado para dar suporte aos jovens que desejam se envolver na questão do consumo responsável. "É obrigação do Estado combater o uso do álcool entre menores de idade por uma questão de saúde pública".
O segundo debate contou com a presença do rapper Emicida, Antropóloga Luciana Aguiar e do sociólogo Gabriel Milanêz, com mediação do jornalista Gilberto Dimenstein, que discutiram o tema "O jovem como solução".
Fonte: Assessoria de Comunicação da AmBev/Portal Abras