Indústria lança 600 brinquedos no Natal

Leia em 3min 10s

Para tentar concorrer com eletrônicos como o iPod e o iPad, fabricantes nacionais criam versões modernas de produtos antigos


No Natal de 2011, a indústria nacional de brinquedos lançou 450 produtos. Neste ano, serão 600 novidades, segundo previsão da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Para atrair o consumidor e concorrer com artigos eletrônicos como o iPod e o iPad, os lançamentos incluem inovações como a Susi Wireless, que vem com um QR Code que aciona o closet da boneca no site da Estrela, e o helicóptero que pode ser acionado pelo celular.

"A única maneira de despertar o interesse da criança é sempre trazer novidades, e uma forma é embutir a eletrônica nos brinquedos", afirma o diretor de marketing da Estrela, Aires Leal Fernandes. Ele diz que a companhia deve fechar o ano com aproximadamente 220 lançamentos, o que representa uma renovação de mais de 60% da linha. Aproximadamente cem novidades chegam para o Natal. A empresa também aposta em atualizações de produtos antigos, como o jogo Detetive, que agora tem um óculos 3D como acessório.

A fabricante Hasbro reservou 45 lançamentos para o Natal, entre novidades e releituras de clássicos. Entre os produtos está o Monopoly Milionário, uma nova versão do jogo de tabuleiro, que passará a incluir um pátio de limusines e um resort. Outro exemplo é o Twister Dance, uma variante musical do clássico jogo em que se testam habilidades físicas em um tapete de plástico, mas agora ao som de canções de Britney Spears.

O publicitário Glaucio Barcelos diz que, depois que o filho Matheus, de 4 anos, viu a irmã de 7 recebendo um tablet no Dia da Criança, passou a querer um no Natal. "Falei que ele era novo demais, então ele pediu um Super Navio Aventura Imaginext, que é quase o mesmo preço de um tablet", diz. A designer Flavia Beiral conta que ainda não introduziu o filho Rafael, 4 anos, no mundo dos eletrônicos e, quando ele pede para usar um, ainda ouve um não. "Em compensação, ele quer ganhar todos os brinquedos que vê nos comerciais do Discovery Kids".

Os brinquedos tradicionais ainda são a preferência da criança brasileira, diz o presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa. "Por mais que ela se divirta com os videogames e iPods, gosta de coisas com as quais possa brincar de verdade. Os eletrônicos são outro tipo de entretenimento e não tiram o nosso mercado", garante. O comércio de brinquedos, que teve expansão de 15% no ano passado, deverá crescer 11% em 2012.

O diretor de operações da Lego no Brasil, Robério Esteves, diz que os artigos eletrônicos não têm afetado a venda dos clássicos brinquedos de montar, segmento no qual a empresa é líder mundial, mas que a reinvenção constante é necessária. "Renovamos 94% da nossa linha de produtos em relação a 2011".

Um dos lançamentos deste ano é o Lego Friends, voltado para meninas. "Foram quatro anos de pesquisa e desenvolvimento até essa linha ficar pronta", conta. "Ela representa as meninas de hoje, e não mais aquelas que apenas brincavam de casinha".
Segundo Esteves, as vendas da Lego têm sido positivas, tanto no Brasil quanto no exterior. No ano passado, a empresa teve faturamento global de US$ 3,5 bilhões. Em 2010, a receita havia sido de US$ 2,9 bilhões. No Brasil, a empresa teve crescimento anual médio de 25% nos últimos sete anos. Em 2012, o índice deve ficar em torno de 20%.

Já na Estrela, o crescimento previsto é de 10% a 15%, ante 8% do ano passado. Aires Fernandes observa que as crianças de hoje são bombardeadas por diversas mídias, detendo muita informação. "Não é qualquer brinquedo simples que vai chamar a atenção delas".



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Preço baixo e doença do mosaico afetam a produção de mamão

Um dos principais Estados produtores de mamão do país, o Espírito Santo inicia neste mês a co...

Veja mais
Batavo muda iogurte de copo e ganha mercado

Nos últimos dois anos, a Batavo, a marca de laticínios da BRF - Brasil Foods, vem trabalhando para reposic...

Veja mais
Lojas de cosméticos apostam no avanço da demanda no País

Com a chegada antecipada das temperaturas do verão e o aquecimento das vendas de produtos de higiene e beleza, as...

Veja mais
Exportação de banana para a UE pagará taxa menor

A União Europeia (UE) assinou um acordo em que se compromete a baixar as tarifas de importação de b...

Veja mais
Feijão teve baixo volume de negócios em outubro

O mercado de feijão apresentou uma baixa movimentação no volume de negócios na passagem dos ...

Veja mais
Brinquedos e pisca-piscas serão fiscalizados em BH

Operação Especial Papai Noel vai ser realizada na primeira semana de dezembro para verificaçã...

Veja mais
Perfume de Gabriela Sabatini inicia fase de renovação após 23 anos

Lançada em 1989, no auge de sua carreira, a fragrância da ex-tenista argentina ainda é uma das mais ...

Veja mais
Incentivo pelo uso de mais bicicletas nas ruas

A Caloi entrou na onda de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades. Além de lança...

Veja mais
Alta nos combustíveis deve chegar ao consumidor

Unânimes ao projetar aumento, analistas só discordam sobre prazo em que deve ser confirmadoPassadas as elei...

Veja mais