Mabe aposta em boa recuperação do setor já no 2º trimestre de 2009

Leia em 2min 30s

A fabricante de eletrodomésticos Mabe, dona das marcas GE e Dako, espera um difícil primeiro trimestre em 2009, mas crê em boa recuperação do mercado já no segundo trimestre, segundo disse ao DCI, Patrício Mendizábal, presidente da Mabe no Mercosul. O primeiro trimestre deve ser o mais turbulento do ano para o segmento de linha branca devido a pouca disponibilidade de crédito - decorrente da crise financeira mundial. Segundo o executivo, a Mabe já passa por algumas dificuldades que também são esperadas para o ano que vem. "O fechamento de 2008 está difícil e o planejamento de 2009 também. Isso porque o mercado brasileiro está com dificuldade", explica.

 

No entanto, após este período, Mendizábal acredita que o mercado brasileiro ainda poderá fechar o ano com crescimento. "Acredito que devemos ter uma melhora do mercado ainda no ano que vem. Depois dos primeiros meses de 2009, o mercado deve voltar bem porque o Brasil tem condições para isso", afirmou.

 

Patrício Mendizábal afirma que a produção do setor não deve diminuir. Segundo ele, essa deve ser uma das decisões da empresa para passar pela crise do setor. "Eu pessoalmente acho que temos que fazer esforços grandes, ainda mais as grandes empresas, porque podemos crescer sim ainda em 2009". Segundo ele, a estratégia da Mabe é um crescimento acelerado e a manutenção dos investimentos. "Nós estamos há pouco tempo no mercado brasileiro, mas somos a maior da América Latina, e por isso temos muito que fazer ainda aqui", completa.

 

O executivo acredita também que em 2009 haverá uma segregação do mercado. "O ano de 2009 vai ser um ano muito decisivo, inclusive porque deve testar quais são as empresas fortes, já que as fracas vão sofrer. Este movimento é bom para uma economia livre", conclui.

 

Concorrência

 

Quanto às acusação de pirataria e propaganda enganosa feitas pela concorrente Electrolux, Mendizábal contou que a Mabe não recebeu nenhuma acusação oficial. "Nós não estamos brigando com a Electrolux porque não existe nenhum processo em andamento. Eles encaminharam uma carta falando que nós devíamos tirar os produtos da Mabe e da Dako do mercado porque, segundo eles, tínhamos plagiado o design da Electrolux". "A nossa atitude foi não responder. Achamos que eles estão incomodados com as nossas conquistas no mercado, e é isso. Mas se quiserem partir para uma instância superior, nós iremos porque não temos medo", afirmou Mendizábal.

 

A fabricante de eletrodomésticos Mabe, dona das marcas GE e Dako, espera um difícil primeiro trimestre em 2009, mas crê em boa recuperação do mercado no segundo trimestre, segundo disse ao DCI Patrício Mendizábal, presidente da empresa no Mercosul, afirmando também que a produção do setor não deve diminuir. Essa seria uma das decisões da empresa para passar pela crise. Quanto às acusações de pirataria feitas pela Electrolux, Mendizábal disse, "Achamos que eles estão incomodados, e é isso".

 

Veículo: DCI


Veja também

Projeto estimulará cadeia de orgânicos

Rodeado por 65% dos consumidores de produtos orgânicos do Brasil (Grande São Paulo, Baixada Santista, Curit...

Veja mais
"Atacarejo" do grupo Pão de Açucar chega ao Rio

O grupo Pão de Açúcar inaugurou ontem sua primeira loja Assai, de atacado e varejo (atacarejo) no R...

Veja mais
São Sebastião busca apoio a ampliar docas

Em sintonia com os projetos de ampliação dos principais portos do País, a Companhia Docas de S&atil...

Veja mais
Panificação pressiona para obter redução do PIS/Cofins

A Associação Brasileira da Panificação e Confeitaria (Abip) fará pressão, em 2...

Veja mais
Rede DIA abre loja em Caieiras

Bandeira espanhola adquirida pelo Carrefour, a rede de supermercados DIA abriu na última semana a sua segunda loj...

Veja mais
Padaria gera R$ 44 bi e cresce 12% este ano de olho em novo projeto

O setor de panificação, composto por cerca de 63,2 mil estabelecimentos, deve fechar este ano com um fatur...

Veja mais
Itens mais baratos são a saída para a fidelização da clientela

Para se adaptar aos novos hábitos do consumidor, que começa a optar por itens mais baratos, preocupado em ...

Veja mais
Klabin se diz preparada para a crise

A fabricante de papel Klabin disse ontem que não está imune à crise, mas está melhor prepara...

Veja mais
HP adota lojas próprias para reforçar presença no varejo

Em parceria com revendas, a Hewlett Packard (HP) passa hoje a integrar a lista de empresas de tecnologia que estã...

Veja mais