O grupo Pão de Açúcar inaugurou ontem sua primeira loja Assai, de atacado e varejo (atacarejo) no Rio de Janeiro, na Ilha do Governador. Uma outra unidade abrirá as portas amanhã em Nova Iguaçu e, segunda-feira, uma Freguesia, todas no Grande Rio. O investimento nas três unidades foi de R$ 16 milhões. Em novembro, foi inaugurada uma loja em Fortaleza, Ceará, e outra começará a operar que vem naquela cidade. No primeiro semestre de 2009, o grupo inaugurará mais três lojas no Rio de Janeiro.
Atualmente, a Assai representa 7% do faturamento anual do grupo Pão de Açúcar. Com a expansão das três lojas do Rio de Janeiro e as duas do Ceará, estima-se que a participação da rede de atacarejos será de 10% do total do grupo. Ano passado, o Pão de Açúcar fez análise interna sobre os mercados que poderia entrar e percebeu que o modelo da Assai complementava a atuação do grupo. "Os clientes transformadores, como pizzarias, lanchonetes e restaurantes, são os principais consumidores da Assai", explicou o diretor de operações do Pão de Açúcar, Maurício Cerrutti.
A expansão da paulista Assai começou em novembro do ano passado, com o começo da parceria da rede com o grupo Pão de Açúcar. Esse ano foram inauguradas 14 lojas, somando 23 unidades, a maioria com atuação no estado de São Paulo. Cerca de 60% do espaço interno das lojas é de produtos de mercearia e não-alimentos e 40% são produtos perecíveis, que é o carro chefe da rede.
De acordo com Cerrutti, em comparação com São Paulo, o mercado carioca é carente de lojas com formato de vendas para transformadores e atacados. O Rio de Janeiro só tem o Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), Makro e Atacadão como atuantes nesse mercado, com produtos institucionais em grande quantidade. "Nós viemos para nos posicionar forte no mercado de atacarejo carioca", disse. "O Rio de Janeiro tem mercado transformador enorme", concluiu.
Rumo ao norte. O diretor de operações disse que a Assai estuda atuar futuramente nas capitais de outros Estados, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. Mas antes de se expandir, como parte da estratégia do grupo Pão de Açucar, a rede espera consolidar sua marca nos mercados em que está se instalando. O objetivo é futuramente virar líder no mercado de atacarejo nacional.
O executivo destacou que houve evolução sócio-econômica nos últimos anos dos consumidores de varejo e atacadista, mudando suas necessidades. "Algumas lojas do grupo Pão de Açúcar não se encaixam mais com a realidade da região a qual se instalaram", disse. A unidade da Assai inaugurada na Ilha do Governador, por exemplo, era um Extra, que foi adaptado com fundações mais sólidas necessárias para receber a loja de atacarejo.
Segundo Cerrutti, a concorrência entre as lojas da Assai com as do Pão de Açúcar é mínima. "As marcas que trabalham para os clientes transformadores não são as mesmas que os do varejo consomem", disse o executivo.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ