Padaria gera R$ 44 bi e cresce 12% este ano de olho em novo projeto

Leia em 2min 20s

O setor de panificação, composto por cerca de 63,2 mil estabelecimentos, deve fechar este ano com um faturamento de R$ 44,36 bilhões, um crescimento de 12% em relação ao ano passado. No entanto, de acordo com a Associação Brasileira da Panificação e Confeitaria (Abip), o segmento teve impacto no faturamento de 5% no mês de outubro por causa da alta do dólar e do encarecimento da farinha de trigo. Com isso, a meta para o ano que vem é buscar novos nichos, e o mercado mira vender espaços publicitários (mídia indoor) em 2009.

 

Alexandre Pereira Silva, presidente da Abip, afirmou que o setor deve crescer, ano que vem, 3 pontos percentuais acima da inflação. "Para aumentar a receita, a entidade decidiu fazer um piloto com televisores de 3 dimensões, em 25 padarias de São Paulo. A partir dos resultados faremos a expansão para 100, até o meio do ano, e espalhar para todo Brasil. O objetivo é vender espaços publicitários." Ele acredita que o formato, explorado já pela área supermercadista e até por postos de gasolina, como o DCI antecipou este ano, pode ter sucesso graças ao grande movimento de pessoas. "Se instalarmos as TVs em 100 padarias, teremos 1 milhão de espectadores ao dia. A longo prazo, queremos implantar a 'TV Padaria', tanto no canal aberto quanto no fechado."

 

Silva salienta que haverá campanhas de incentivo ao consumo de pão, cujo consumo per capita anual é de 33,5 quilos, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60 quilos. "Queremos criar um hábito de consumo. Ano que vem faremos ações de marketing dos derivados de trigo." A Abip, junto do Programa de Apoio à Panificação (Propan), prevê ainda incentivar a melhor prática de gestão nos estabelecimentos, através de cursos. Segundo Márcio Rodrigues, coordenador nacional do Propan, o setor panificador se redescobriu. "Pelo menos 4 mil padarias por ano passam a oferecer o serviço de refeição fora de casa. Isso aumenta postos de trabalho e corresponde a 20% do setor de food service do Brasil. O volume médio de faturamento com o pão francês caiu 26%, em relação à década de 70. Outros produtos tomaram o lugar."

 

Cafeterias

 

Variação do mercado de panificação, as redes de cafeterias também buscam diferenciais. O Fran's Café do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, apostou na decoração diferenciada, pé-direito alto e ambientes divididos por porta de vidro, ao estilo das construções italianas, separando fumantes e não fumantes. O salão interno projeta para uma sacada e na área externa, as mesas, em um jardim, dispõem de conexão wireless e wi-fi. A loja fica aberta até as 23 horas, mesmo depois do expediente do shopping.

 

Veículo: DCI


Veja também

Rede DIA abre loja em Caieiras

Bandeira espanhola adquirida pelo Carrefour, a rede de supermercados DIA abriu na última semana a sua segunda loj...

Veja mais
Itens mais baratos são a saída para a fidelização da clientela

Para se adaptar aos novos hábitos do consumidor, que começa a optar por itens mais baratos, preocupado em ...

Veja mais
Klabin se diz preparada para a crise

A fabricante de papel Klabin disse ontem que não está imune à crise, mas está melhor prepara...

Veja mais
HP adota lojas próprias para reforçar presença no varejo

Em parceria com revendas, a Hewlett Packard (HP) passa hoje a integrar a lista de empresas de tecnologia que estã...

Veja mais
Sony anuncia plano drástico de enxugamento de custos

A Sony fechará cinco ou seis fábricas e cortará 8 mil empregos na divisão eletrônica e...

Veja mais
Lucro da Atlas cresce 45,5% em 2008

Uma das maiores editoras de livros Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP), a editora Atlas está...

Veja mais
No vácuo, empresa nacional leva vantagem

Com a crise financeira mundial, muita coisa mudou de endereço no mundo dos negócios. No Brasil, isso se re...

Veja mais
Dólar caro faz múlti correr atrás de meta

Uma questão matemática colocou as multinacionais no país de pernas para o ar. Com a desvaloriza&cce...

Veja mais
Suzano Papel e Celulose terá um novo diretor-executivo

Alexandre Yambanis assume em janeiro o cargo de diretor-executivo responsável pela unidade de negócio celu...

Veja mais