A Sony fechará cinco ou seis fábricas e cortará 8 mil empregos na divisão eletrônica e um número similar de funcionários que trabalham meio período para manter-se rentável em meio à queda nos gastos dos consumidores com produtos eletrônicos.
O anúncio foi feito ontem após o fechamento dos mercados no Japão. A Sony disse que abandonará negócios deficitários e reduzirá em 30% os investimentos em suas operações eletrônicas. O objetivo é cortar 100 bilhões de ienes (US$ 1,1 bilhão) em custos no ano fiscal que acaba em março de 2010.
A Sony não informou quanto a reestruturação custará, trazendo receios de que poderá ter prejuízo líquido no atual ano fiscal. No fim de outubro, a Sony reduziu a previsão de lucro líquido em 38%, para 150 bilhões de ienes. Analistas comentaram que o plano carece de detalhes e poderia ser insuficiente para lidar com o tamanho da desaceleração.
Os 8 mil cortes, 5% dos 160 mil funcionários da divisão de eletrônicos da Sony, implicarão no fechamento de 10% de suas 57 instalações industriais. A companhia informou que duas das fábricas que terão a produção interrompida estão no exterior, sendo uma delas no Sony Dax Technology Centre, na França, com 300 cortes. A Sony não identificou quais seriam as outras fábricas que serão fechadas.
Veículo: Valor Econômico