A ConAgra Foods Inc. está a caminho de se tornar a segunda maior empresa de alimentos embalados dos Estados Unidos por vendas, depois de ter fechado a compra da fabricante de alimentos de marca própria Ralcorp Holdings Inc. por US$ 4,95 bilhões, concluindo uma negociação que começou há mais de um ano e meio.
O acordo também torna a ConAgra a maior fabricante de marcas próprias de alimentos nos EUA, uma parte do setor de alimentos embalados que a empresa acredita que vai continuar a crescer, à medida que varejistas dão mais atenção às suas linhas de produtos baratos e a frugalidade passa a imperar na psique do consumidor americano.
A ConAgra está comprando a Ralcorp por US$ 90 a ação, um prêmio de 28% sobre a cotação de fechamento de segunda-feira, e assumirá dívida da Ralcorp, o que eleva o total a US$ 6,8 bilhões.
A combinação da ConAgra com a Ralcorp criará uma empresa com vendas anuais de US$ 18 bilhões, atrás somente dos US$ 19 bilhões da Kraft Foods Group Inc., e, finalmente, dá à ConAgra o acesso ao setor de marcas próprias que ela cobiçava desde a primeira tentativa de compra da Ralcorp, em março de 2011.
O preço de venda também traz alguma compensação para a Ralcorp, que foi criticada por acionistas por não ter negociado quando a ConAgra fez suas primeiras investidas. Em vez disso, a Ralcorp desmembrou sua unidade alimentícia Post em fevereiro, formando a Post Holdings Inc.
A Ralcorp será de longe a maior no recente surto de compras da ConAgra, que vem caçando negócios fora dos EUA, nas categorias em que ela já vende produtos e nas marcas próprias. Em julho, ela fechou a compra, por US$ 265 milhões, da unidade de alimentos congelados da Unilever na América do Norte.
Veículo: Valor Econômico