O otimismo dos empresários do comércio melhorou em novembro, pelo quarto mês consecutivo. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 0,5%, depois de já ter registrado alta de 2,2% em outubro, foi o que apurou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O avanço no mês foi provocado sobretudo pelo indicador que mede a intenção de investimentos do empresário do comércio, com um avanço de 1,7%. As expectativas para os próximos meses também registraram alta, de 0,5% em relação a outubro. Houve queda apenas na avaliação sobre as condições atuais do setor (-1,0%).
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, o ritmo fraco da atividade econômica não afetou as expectativas dos empresários para os próximos meses.
Embora tenha havido piora na perspectiva para os estoques, houve aumento da intenção de contratação de novos funcionários e da realização de investimentos.
Empresas
Exemplo desse otimismo pode ser medido pela expectativa do Grupo Pão de Açúcar (GPA) com a venda de ceias prontas para este final de ano. A maior varejista brasileira projeta alta de 15% na venda das refeições este ano, ante ao registrado ano passado.
"A cada ano, a Rotisserie do Pão de Açúcar afina as receitas, o acabamento e a guarnição, oferecendo algo sempre diferente e melhor do que no ano anterior. Mantemos um rigoroso processo de treinamento e profissionalização das equipes de Rotisserie para preparar os pratos e atender aos clientes com a qualidade exigida pelo Pão de Açúcar", chef e consultor da rede, Alain Poletto.
Veículo: DCI