Verão pode ajudar alimentos a recuperar perdas do 4º tri

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Na contramão da maioria dos setores industriais, os fabricantes de produtos alimentícios como iogurtes, gelatinas e maionese prevêem um crescimento nas vendas de 20% justamente no primeiro trimestre do ano. Período que está sendo visto com "cautela" por todo o setor produtivo.

 

A alta não chega a ser uma novidade, já que costuma a acontecer sazonalmente em virtude do verão, mas pode ajudar essas indústrias a compensar as perdas registradas neste último trimestre de 2008 - quando a crise mundial deu seus primeiros sinais no Brasil - e se manter estável durante os primeiros meses de 2009.

 

A variação sazonal é impulsionada pelo aumento da demanda por produtos frescos e leves, que faz com que indústrias do segmento como a Vigor, Dr. Oetker e Bunge aumentem a produção na mesma proporção. "Isso diante de uma produção de iogurtes de mais de 500 mil toneladas por ano", como explica Ivete Torrezan, gerente de produtos da Vigor.

 

Outro fator que destaca ainda mais o aumento das vendas do verão é a retomada da ocupação destes produtos nas prateleiras que anteriormente abrigaram produtos típicos do período de festas de fim de ano, como carnes e frangos.A Dr. Oetker, fabricante de gelatinas, flans e pudins, se prepara para suprir a demanda por itens menos calóricos e espera um crescimento do volume de vendas de verão ainda maior. Segundo a gerente de Marketing da empresa, Cláudia Rocha, durante os próximos meses, a demanda por este tipo de alimento tende a crescer 40%. "É uma época em que o público está mais preocupado com o bem-estar e com a saúde", explica.

 

É neste período também que as indústrias investem no lançamento de novos produtos que foram desenvolvidos durante todo ano, visando a alta demanda de verão e a disposição de comprar do consumidor.

 

De acordo com Ivete Torrezan, gerente de produtos da Vigor, a empresa irá aumentar sua atuação de mercado com o lançamento de novos produtos para o verão que, no momento, estão em fase final de confecção. "Devemos entrar com oito novos iogurtes no mercado", revela. Com isso, a empresa espera um salto de crescimento, que deverá chegar a no mínimo 50%.

 

As indústrias alimentícias estão otimistas no que se refere ao desempenho da fabricação de produtos leves e frescos no ano de 2009. "O segmento de iogurtes cresceu por volta de 20% mas nós tivemos um crescimento por volta 25%, o que nos deixou otimistas", anima-se Ivete Torrezan. A crise econômica mundial não deve atingir o setor de forma brusca, segundo as fabricantes. "O que a gente percebe é que a indústria alimentícia é muito menos imediatista do que outras. Em uma época de crise, o consumidor muda o hábito alimentar, mas continua consumindo", explica Torrezan.

 

Apesar disso, o setor chegou a perceber aumento no custo de produção, conforme disse a gerente de produtos: "Teve uma diferença de preço no mercado de incrementos, mas nada que tenha sido representativo para nossos produtos", afirmou Torrezan. Mas mesmo assim, a Vigor pretende fechar o ano de 2008 com um crescimento de 11% - diante dos 6% do setor alimentício.

 

Em 2009, a fabricante Vigor espera manter o ritmo de crescimento. No entanto, as vendas de verão serão decisivas para que a empresa tenha retorno dos investimentos aplicados em produtos voltados para esta época do ano.

 

Alta demanda

 

Outro produto alimentício que sente o efeito da sazonalidade é a maionese. Segundo fabricantes, o aumento das vendas da categoria durante o período de férias se deve ao maior consumo de refeições onde a maionese é um dos principais ingredientes, como lanches e saladas.

 

Rodnei Guariza, gerente de produtos da Vigor neste segmento, afirma que a média de crescimento do volume de produção da categoria também costuma ser de 20%. "Mas no último ano foi de 16% neste período. Mesmo assim, o resultado para nós foi surpreendente, a Vigor conseguiu um aumento de 41%. Muito superior à curva do mercado", comemorou. Segundo ele, a conquista foi alcançada com investimento da empresa no desenvolvimento de produtos livres de gorduras trans.

 

A Bunge Alimentos, fabricante do setor que possui três marcas na categoria maionese -, confirma a sazonalidade das vendas da categoria e também aposta em produtos livres de gordura trans com a marca Cyclus Nutricycell, que deve impulsionar as vendas no verão. Para ela, o período chega a representar 30% das vendas da categoria.

 

Veículo: DCI


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