O efeito da crise internacional sobre a confiança dos varejistas brasileiros é muito claro e levou as perspectivas de vendas para este Natal a patamares de 2005. Conforme levantamento da Serasa, 39% dos comerciantes brasileiros esperam faturar mais do que no Natal de 2007, época em que 61% dos empresários do varejo apostavam em receita mais alta ante 2006. O índice deste ano é muito próximo ao verificado em 2005, quando 38% dos empresários apostavam em vendas maiores que as do Natal de 2004. Naquele ano, o cenário no país era de juros altos para controlar a inflação.
"A ansiedade ante a crise e os bons indicadores de 2007, que define uma base forte, são os responsáveis pela mudança de humor dos empresários do varejo", avalia a Serasa. Ainda para este Natal, 29% dos empresários prevêem faturar menos. Trata-se da taxa mais alta deste ano em comparação a outras pesquisas de datas comemorativas, como Dia das Mães, e também supera o grupo de pessimistas de 2007, quando 11% dos entrevistados apostavam em vendas piores.
Nem as grandes redes, nem as de pequeno porte: as empresas mais otimistas nesta temporada são as médias, grupo no qual 43% esperam elevar o faturamento e 45% apostam em aumento das vendas físicas. Entre as grandes, o percentual de otimismo é de 41% em relação à receita e de 38% no quesito volume. No grupo dos pequenos, 38% estão otimistas sobre o faturamento e 37% em relação ao volume de vendas.
Como destaque regional, os empresários do Nordeste estão com melhores perspectivas do que nas demais localidades do país. Na região, 47% contam com aumento de receita neste Natal, em comparação ao anterior. Além da data em si, o turismo de verão na região também colabora coma expectativa de vendas melhores.
Veículo: Valor Econômico