Natal de eletrônicos avança mas o tíquete é menor

Leia em 4min 20s

Pedidos de linha marrom crescem até 15% neste Natal


Após um ano de concorrência na preferência dos consumidores com fogões, geladeiras e máquinas de lavar - que desfrutam até 31 de dezembro de desconto no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) - os produtos de linha marrom, como televisores, Blu-rays, DVDs, home theaters e aparelhos de som cresceram em vendas neste Natal, em relação a 2011, segundo fabricantes como Sony, LG e Samsung.

"Os pedidos nos meses de outubro e novembro tiveram crescimento médio de 15% este ano, em relação ao mesmo período de 2011", conta o diretor de vendas da Sony Brasil, Ricardo Junqueira. De acordo com o executivo, televisores e notebooks são os destaques nas requisições do varejo e o volume de pedidos ficou dentro da expectativa da empresa, que está com o nível de estoques esperado para esta época do ano.

Junqueira afirma que os últimos dois meses foram de recuperação para as vendas de linha marrom da companhia, após um período de consumo mais contido entre julho e setembro. "A taxa de endividamento dos consumidores caiu e, apesar de o incentivo à linha branca ainda estar em vigor, quem tinha que antecipar compras já antecipou", afirma. Além disso, segundo o executivo, o fim de ano favorece a busca por produtos de desejo, privilegiando a linha marrom, mais ligada ao lazer, do que a linha branca, que cumpre funções utilitárias nos lares.

Para o ano fiscal com término em março de 2012, a Sony espera crescimento de 15% a 20% em faturamento, abaixo da previsão inicial de incremento de até 30%. "Este ano, a base era muito alta, mas mesmo assim colocamos uma meta agressiva. Foi um ano difícil, com o brasileiro mais endividado e um crescimento baixo da economia como um todo", explica Junqueira, sobre a disparidade entre a previsão e o provável avanço no ano. "Mas estamos otimistas com o fim de ano e 2013 e 2014 serão anos melhores para a economia em geral e para o nosso segmento em particular, com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo", prevê.

Sem falar em percentual de crescimento, o gerente geral de Smart TV e marketing digital da LG, Milton Neto, afirma que as expectativas de venda para o Natal são boas, particularmente para a linha Cinema Screen. "Como a linha está muito robusta, entendemos que haverá uma demanda natural por esses produtos", afirma. Segundo ele, a cada trimestre há um aumento na busca por TVs conectadas. "Começamos o ano vendendo um a cada cinco televisores conectados e hoje já estamos em 50%", diz.

O executivo avalia que o ano foi atípico, afetando o consumo de bens e provocando adequações na expectativa de demanda ao longo do ano. Ainda assim, Neto afirma que a LG registrou aumento de vendas na categoria, em relação a 2011. "Para 2013, esperamos manter os números de 2012, mas temos expectativa muito positiva para 2014, com a Copa do Mundo."

A gerente de produtos de áudio e vídeo da LG, Raquel Martins, relata que seu inventário já está todo comprometido. "Abastecemos os varejistas para atender o Natal e, como todo ano, sempre existe uma falta de produto para atender toda a demanda", afirma. Segundo ela, esse ano, "o Natal promete". Principalmente para a linha de Mini System de alta potência. A categoria deve receber atenção especial da empresa em 2013, diz a executiva.

Em 2012, a gerente relata um crescimento em todas as categorias de áudio e vídeo, à exceção de DVDs, sobrepostos pelo Blu-ray. "Para 2013, vemos um crescimento do Blu-ray e queda em DVDs, mas estabilidade no mercado de áudio e vídeo em geral", projeta. O ano de 2012, segundo ela, foi marcado pela migração entre categorias, para produtos de maior valor agregado. O ano deve fechar com avanço de mercado de 5% em valor, e em 2013 é esperado incremento de 10%.

O diretor de Marketing de TVs da Samsung, Marcelo Franco, vê uma tendência positiva para este Natal, tendo como termômetro o crescimento de vendas na Black Friday, realizada em 23 de novembro. "O consumidor está vendo que é um momento interessante para fazer o upgrade do seu televisor", diz, reafirmando a tendência de avanço da tecnologia LED, das Smart TVs e dos aparelhos com mais polegadas.

"Houve um aumento de pedidos [para o Natal], mas principalmente, um avanço qualitativo", relata. Franco afirma que o ano foi marcado por incertezas que afetaram o consumo, mas há uma recuperação do mercado nesta reta final. Para o ano, o executivo afirma que a Samsung deve crescer acima da média do mercado. Em 2013, o executivo acredita que o aumento da penetração da banda larga deve provocar avanço dos produtos com tecnologia de conectividade embarcada.

O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, projeta que o mercado de televisores deve atingir 15 milhões de aparelhos vendidos em 2012, ante 14,5 milhões no ano passado. "É um crescimento com valor agregado, apesar da queda de preços", afirma. Segundo ele, o mercado deve continuar avançado, com a proximidade da Copa e a mudança tecnológica.


Veículo: DCI


Veja também

Barilla vai mudar sua massa para caber na "wok"

O presidente do conselho de administração do grupo: crise na Europa faz empresa voltar-se para China e Bra...

Veja mais
Redes varejistas planejam investir R$ 20 bilhões no próximo ano, diz IDV

Maior parte dos recursos será aplicada em novas unidades, logística, além da reformas de pontos de ...

Veja mais
Setor de massas cresce 3% no Brasil

A Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias, Pão e Bolo Industriali...

Veja mais
Têxteis e calçados oscilam entre estabilidade e leve retomada

Depois da desaceleração das vendas registrada em outubro e novembro pela indústria calçadist...

Veja mais
Doenças aumentam até 82% e controle caberá a citricultor

A incidência de greening aumentou 82,2% nos pomares paulistas, neste ano, enquanto a ocorrência de cancro c&...

Veja mais
Logística precária fará frete ficar 30% mais caro

Os gargalos logísticos e uma frota de caminhões aquém do necessário encarecerão em 30...

Veja mais
Expansão do varejo terá R$ 6 bilhões em 2013

Para conseguir um índice de crescimento na casa dos 11,5% para 2013, grandes players do setor varejista que s&ati...

Veja mais
Google pega carona na pesquisa de compras de Natal

De olho nas grandes datas comemorativas, o Google tem traçado estratégia de mídia em parceria com s...

Veja mais
Feijão sobe no final de ano e eleva renda de produtor

O feijão termina o ano com preço e renda favoráveis ao produtor. A leguminosa de qualidade da safra...

Veja mais