Nova geração de TVs, com tecnologia Oled, chega ao mercado

Leia em 2min 40s

Nova tecnologia permite imagens mais nítidas e com cores mais vivas, além de telas mais finas e menor consumo de energia

Uma nova revolução nas TVs de alta definição começou a ganhar corpo nesta quarta-feira, 2, com o anúncio do lançamento comercial de um aparelho com tela Oled pela LG na Coreia do Sul, com uma nova geração de tecnologia trazendo enormes avanços em relação às atuais telas de LCD e LED. A Samsung deve apresentar inovações na mesma linha nos próximos meses.

As TVs com telas de 55 polegadas devem custar cerca de US$ 10 mil nas lojas de Seul. Este valor é cerca do dobro do preço dos aparelhos com as tecnologias atuais. Em março, televisores com a tecnologia Oled (sigla em inglês para Diodo Orgânico Emissor de Luz) estarão disponíveis no Estados Unidos, Europa e alguns países da Ásia. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil dessas TVs, que devem atrair consumidores atualmente focados na geração anterior.

O anúncio, feito com atraso, foi uma vitória para LG, segunda maior fabricante de TVs do mundo, que disputava com a Samsung para ver quem conseguiria lançar os aparelhos com telas Oled antes. A japonesa Sony possui essa tecnologia desde 2007. Na época, chegou a produzir um televisor de 11 polegadas com a tecnologia, mas não conseguiu uma tela maior, como demandavam os consumidores, e acabou ficando para trás nessa corrida.

O mercado de TVs se tornou um dos mais atrativos para algumas dessas empresas. Tirando a Samsung, as demais perderam espaço no setor de celulares, onde existe a forte concorrência dos iPhones. A Apple não produz aparelhos de televisão e sua Apple TV apenas serve para ver filmes em televisores de outras companhias.

Nitidez. As TVs com a tecnologia Oled possuem imagens com cores mais nítidas e contraste superior às de cristal líquido. Além disso, a nova tecnologia permite a fabricação de modelos ainda mais finos do que as de LCD e LED - a da LG, por exemplo, terá apenas quatro milímetros de espessura. E há também o benefício de um gasto de energia 20% menor.

Um dos desafios para a LG e para os outros fabricantes é o custo de produzir TVs com qualidade de imagem tão elevada como as com tecnologia Oled. Com a chegada de rivais e competição maior no mercado, os retornos podem ser ainda menores. Ainda assim, o mercado para esta nova geração de TVs deve atingir 7,2 milhões de aparelhos em 2016, de acordo com a consultoria DisplaySearch. Neste ano, a previsão é que apenas 50 mil unidades do tipo sejam vendidas.

As TVs com tecnologia Oled emitem luz diretamente da superfície, e permitem um ângulo de visão de 180 graus com qualidade perfeita. Essa tecnologia já existe em muitos aparelhos de celular, com telas bem menores.

A Samsung afirmou que não tem data para lançar comercialmente a sua TV com tecnologia Oled para competir com a da LG, mas indicou estar mais "preocupada com a qualidade" do que com o dia do lançamento.

Já as companhias japonesas Sony e Panasonic montaram no ano passado uma parceria para fabricar aparelhos com esta nova tecnologia, mas ainda não tem data para colocar seus produtos no mercado.



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Subsídio ao algodão é prorrogado pelos EUA

A medida poderá levar o Brasil a aplicar retaliações contra interesses americanosCom a aprova&ccedi...

Veja mais
Acordo adia risco de 'abismo fiscal' nos Estados Unidos

A sanção presidencial ao acordo parcial de ajuste nas contas públicas americanas adiou para mar&cce...

Veja mais
Os custos da pecuária de leite se elevaram em 20% ao longo do ano passado

A retomada das chuvas e ao aumento da oferta de pastagem impulsionaram a captação de leite em Minas Gerais...

Veja mais
Feijão: clima afetou produção no ano passado

Adversidades climáticas ao longo de 2012 prejudicaram a produção de feijãoO ano de 2012 para...

Veja mais
Varejistas abrem temporada de ofertas; pesquisar é fundamental

O ano começou e os supermercados iniciaram as ações para atrair os consumidores com as promoç...

Veja mais
Redução de impostos deixará preço de cadernos mais barato em Minas

Os preços dos cadernos tendem a cair no decorrer do ano. Atendendo a solicitação da Câmara de...

Veja mais
Alta do consumo de combustíveis provoca problemas de distribuição

A venda de combustíveis fecha o ano com crescimento seis vezes maior do que o Produto Interno Bruto (PIB), soma d...

Veja mais
Descontos de até 70% movimentam o varejo

Liquidações tradicionais no início do ano e condições de crédito mais favor&aa...

Veja mais
Litoral puxa vendas de fim de ano nos supermercados

Estabelecimentos venderam 4,5 milhões de espumantes em dezembroA migração recorde de cerca de 40% d...

Veja mais