Nova planta aumentará para 14 bilhões a produção de latas e tampas na América do Sul
A Rexam, uma dasmaiores empresas globais de embalagens para consumo, entre elas latas de bebidas e também medicamentos, se prepara para inaugurar esse ano, no Brasil, mais uma fábrica, em Benevides, no Pará. Com a nova planta a empresa elevará para 14 bilhões de latas por ano a produção na América do Sul. Ao todo, a Rexam tem na região 12 fábricas, sendo dez no Brasil, uma no Chile e outra na Argentina. A empresa não abre dados de faturamento no Brasil e nem quanto investe em volume de recursos nas fábricas. “Os investimentos vão preparar a companhia para enfrentar as altas demandas que virão com os grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar”, destaca o diretor comercial na América do Sul para a Rexam, Renato Estevão.
O aumento de capacidade e a construção de mais uma fábrica envolve também o lançamento de novas tecnologias, entre elas a impressão em alta definição, o uso da tinta Glow in the Dark, tecnologia que faz a embalagem brilhar no escuro; a tinta termocrômica, que consiste na impressão de rótulos com tinta especial que muda de cor quando a bebida atinge a temperatura ideal para consumo.
“A Rexam já aplica duas tintas termocrômicas em uma mesma lata, caso da embalagem de Antárctica Sub Zero, que indica quando a temperatura está gelada e supergelada, ao gosto do consumidor”, enumera. Também sai das fábricas da Rexam os rótulos customizados, caso da Coca Zero Nomes, em que é possível customizar em massa o rótulo das embalagens. Além disso, recentemente, a Rexam lançou a lata gigante, de 710 ml, que, diz Estevão, será opção de para os eventos esportivos. Segundo ele, a época com maior movimentação na produção da Rexam é o verão, com o alta no consumo de bebidas.
“O mercado de bebidas é sazonal e apresenta uma alta de demanda em função do verão e do carnaval. A Rexam se prepara desde o início do segundo semestre para produzir o inventário de latas necessário para suprir a demanda”, comenta.
Também é nessa época do ano que crescem os pedidos de embalagens especiais pelos clientes, diz ele, principalmente alusivos ao carnaval e demais eventos de verão. “Um exemplo é a lata que estamos produzindo para a Brasil Kirin (antiga Schincariol), alusiva ao “Festival Planeta Atlântida”, patrocinado pela marca. Essa foi a lata com a maior área de aplicação de tinta termocrômica já produzida na América do Sul, e uma das maiores do mundo”, explica. Como exemplos de rótulos temáticos de carnaval, ele citou as latas “Antarctica Ziraldo”, para o carnaval de rua do Rio de Janeiro “Operação Skol Folia”, “Brahma Imagina a Festa”, para o Camarote da Brahma, também no Rio e rótulos temáticos da cachaça Pitu para o carnaval de Olinda.
Veículo: Brasil Econômico