Fabricantes de azeite enxergam campo fértil para negócios no Brasil

Leia em 3min

Aumento do consumo e da renda dos brasileiros fez mercado crescer acima de 16% no ano passado


O mercado brasileiro de azeites vem despertando a atenção das fabricantes europeias do produto. Enquanto em muitos países daquele continente o consumo já amadurecido não cresce em volume, por aqui o campo é fértil quando se trata de aumento da demanda. Levantamento da Nielsen aponta que no ano passado as vendas do produto, em volume, aumentaram 16,3%, saltando de 40,4 milhões de litros em 2011 para 47 milhões de litros em 2012.

Em contrapartida, a receita passou de R$ 847 milhões em 2011 para R$ 983 milhões no ano passado. “O consumidor tem adquirido produtos em menor volume, mas investindo em itens com maior valor agregado”, explica Marcelo Fazio, analista de mercado da Nielsen. Na Sovena, grupo português dono da marca de azeites Andorinha, o crescimento das vendas vem superando a média do mercado. “Crescemos o dobro do mercado em 2012”, revela Nuno Miranda, gestor de mercado da companhia para a América Latina.

Ele explica que o share da companhia no Brasil, que era de 3% em 2004 saltou para 12% no ano passado. “O aumento do poder aquisitivo da classe média e a diversificação do nosso portifólio contribuíram para esse crescimento”, diz. Nesse sentido, a venda de linhas Premium da companhia, que hoje representa cerca de 5%das vendas, deve dobrar até 2016. Segundo o executivo, ainda há muito espaço para o crescimento do mercado brasileiro nos próximos anos. Isso porque o consumo per capita do produto por aqui ainda é bastante baixo em comparação a outros países da Europa, onde o mercado mais maduro já tem o consumo estagnado.

Miranda explica que enquanto em Portugal o consumo per capita é de 7 litros por ano, por aqui, esse volume não passa de 200 mililitros. “Se esse volume chegar a umlitro no Brasil, em poucos anos o mercado terá quintuplicado de tamanho”, calcula. Anualmente, a Sovena movimenta mais de 160 mil toneladas de azeite em suas fazendas na europa. No ano passado, o faturamento superou R$ 2,71 bilhões. Na espanhola Borges, o crescimento das vendas no Brasil chegou a 40% em 2012. “Cada vez mais o consumidor no Brasil está conhecendo os benefícios do azeite e buscando produtos de melhor qualidade”, explica Bernardo Pontes, diretor de marketing da companhia.

Atualmente a companhia detém 11% do mercado nacional, mas a meta é chegar à vice-liderança do setor em três anos. “A partir daí a nossa briga será pela liderança do mercado.” Para atingir as metas, Pontes explica que a estratégia da empresa é trabalhar a consolidação dos principais entre os cerca de 50 itens que mantém em seu portifólio por aqui. Segundo o executivo, o mercado brasileiro representa cerca de8% do faturamento global da Borges, que não é divulgado.

O país está entre os cinco mercados da companhia que mais crescem. Outro ponto importante a ser considerado no aumento do consumo de azeite no Brasil está na mudança de hábito do consumidor. Rita Bassi, diretora de relações corporativas da Gallo Brasil explica que aos poucos, os consumidores vêm enxergando o uso do azeite muito além da salada, como um produto que realça o sabor de pratos diversos e traz benefícios à saúde. “O Brasil é um pilar de crescimento para a marca, uma vez que é um mercado com enorme potencial.” Segundo ela, de cada três vidros de azeite adquiridos no país, um é fabricado pela companhia.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Fisgar os solteiros vira a meta dos líderes supermercadistas

Com um aumento de 68,3% do número de pessoas que moram sozinhas na última década, o segmento de pro...

Veja mais
As mulheres consomem mais produto orgânico

O comportamento do consumidor brasileiro tem dado espaço para a aquisição de produtos orgânic...

Veja mais
Indústrias de trigo avançam para agregar valor à farinha

O consumo de trigo no Brasil está estagnado há pelo menos uma década em 10 milhões de tonela...

Veja mais
Etanol pode subir 7% com gasolina

O provável reajuste do preço da gasolina ao consumidor em 2013 deve trazer impacto direto aos preço...

Veja mais
Indústria têxtil prevê alta de até 2% no ano

Após dois anos consecutivos de retração, a produção do setor têxtil e de confec...

Veja mais
Aumenta o cerco à publicidade para crianças

Mais de 30% das crianças brasileiras têm sobrepeso e 15% delas são obesas na faixa entre 5 e 9 anos....

Veja mais
Mercado interno é saída para as perdas globais do algodão

O preço pago pela indústria têxtil ao algodão no mercado doméstico vai superar a cota&...

Veja mais
Multiplan promove edição de verão da Liquidação do Lápis Vermelho

O grupo Multiplan, administrador de shoppings como Barra Shopping, Village Mall (RJ), Morumbi Shopping, Anália Fr...

Veja mais
Redes distribuidoras direcionam R$ 140 mi para treinamentos

A Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuiçã...

Veja mais