O comportamento do consumidor brasileiro tem dado espaço para a aquisição de produtos orgânicos, tanto que pesquisa realizada por Danilo de Oliveira Sampaio, professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apontou que são as mulheres os maiores consumidores deste tipo de alimento.
Segundo Oliveira, as mulheres representaram 74% da amostra, sendo que cerca de 48% têm entre 36 e 55 anos; n 37% têm grau superior completo e 34% têm renda familiar acima de R$ 10.375,01. Quanto ao comportamento, os entrevistados apontaram necessidade de conhecer melhor o alimento sem agrotóxicos, ou seja, compreender seu conceito e características, bem como os benefícios à saúde e à qualidade de vida das pessoas. Segundo Oliveira, "mesmo desejando receber mais informações a respeito, os relatos desses consumidores apontam que são mais conscientes em relação ao bem que os orgânicos causam ao organismo, sendo essa a principal motivação para a compra dos produtos", afirmou o especialista em nota.
Ainda segundo dados da pesquisa, foi verificado que a disponibilidade dos produtos é importante fator de decisão de compra e também um ponto de gargalo na logística da cadeia produtiva, já que há poucos varejos que ofereçam orgânicos. Pesquisa semelhante já havia sido apresentada pelo Organomix, supermercado virtual de produtos orgânicos e naturais, com base no seu relacionamento com os clientes.
Veículo: DCI