Com a perspectiva dos brasileiros de gastarem R$ 75 bilhões com educação este ano, o que significa aumento de 5,69% em relação ao ano passado, varejistas têm aquecido suas vendas de material escolar.
Pesquisa do Data Popular apontou que, do montante acima mencionado, 19%, ou R$ 14,5 bilhões, serão utilizados para aquisição de cadernos, estojos e demais artigos usados em escolas e universidades. A parcela da população que mais desembolsará com esses produtos será a classe alta, 49%, seguida da classe média, 40%, e dos de menor poder aquisitivo, 11%.
Para conseguir uma fatia desses mais de R$ 14 bilhões, redes apostam na venda de produtos que tenham super-heróis e demais personagens que estão no gosto do público infantil.
A rede supermercadista Condor Super Center espera incrementar suas vendas de material escolar em 28% na comparação com 2012. Para que isso se concretize, a bandeira preparou um mix com produtos licenciados - como Monster High, Spiderman O Filme, Coca-Cola, Tapout (MMA), Pequeno Príncipe, Barbie e Moranguinho, entre outros personagens de sucesso.
João Luiz de Lima Silva, gerente-comercial da rede, afirmou por meio de nota que o consumidor tem procurado os supermercados para comprar material escolar graças à comodidade. "Além da economia, nossos clientes encontram a praticidade de conciliar as compras do dia a dia com a escolha dos itens da lista de material escolar", disse ele.
e-Commerce
Outra rede disposta a aumentar suas vendas é a Nova Ponto.com. A empresa de varejo eletrônico do Grupo Pão de Açúcar (GPA) firmou parceria com diversas editoras e "transformou" seus portais de vendas em livrarias on-line. A campanha, que contempla os sites das bandeiras Casas Bahia, Extra e Pontofrio, é voltada para a alfabetização e para o ensino fundamental e ensino médio. Mais de 3.500 opções de livros didáticos estão disponíveis, junto a produtos diversos, como mochilas, lancheiras, estojos, e junto a itens de papelaria, como cadernos, calculadoras, e lápis.
A Nova Ponto.com também afirmou ter reforçado os estoques de material escolar, além de ter se preparado para este período com três meses de antecedência.
Veículo: DCI