Hipermercados e alimentos se destacam no ano

Leia em 1min 40s

A atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo puxou a alta de 8,4% nas vendas totais do varejo em 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento também apresentou expansão de 8,4% no volume de vendas no período, o equivalente a 44,6% da taxa do varejo. Ou seja, conseguiu um desempenho acumulado no ano equivalente ao do comércio como um todo.

Segundo o IBGE, embora os produtos alimentícios tenham registrado forte aumento de preços no ano, o bom desempenho do segmento reflete o aumento do poder de compra da população.

A atividade de móveis e eletrodomésticos exerceu o segundo maior impacto no resultado nacional do varejo no ano passado, com aumento de 12,3% nas vendas, o equivalente a 26,6% da taxa anual do varejo. O segmento foi beneficiado pelo aumento da renda e disponibilidade de crédito, mas também pela diminuição de preços de itens favorecidos pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O terceiro maior impacto foi da atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com aumento de 9,4% (responsável também por 9,4% da taxa total do varejo), com bons resultados em lojas de departamento, ótica, joalheira, artigos esportivos, brinquedos, etc.

Veículos - As vendas de veículos e motos, partes e peças tiveram alta de 8,3% na passagem de novembro para dezembro de 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho puxou o aumento de 1,3% no volume total vendido no comércio varejista ampliado. No conceito restrito, que exclui os negócios envolvendo automóveis e materiais de construção, o comércio varejista registrou queda de 0,5% no mesmo período.

O comércio varejista ampliado também foi influenciado positivamente pelo aumento de 3,1% no volume de vendas do segmento de material de construção, no período. Tanto o segmentos de veículos quanto o de materiais de construção foram beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Na comparação com dezembro de 2011, o comércio varejista ampliado apresentou alta de 5,0%, com crescimento de 6,8% na atividade de veículos e de 6,9% na de material de construção. (AE)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Vendas de material escolar surpreendem

Papelarias registraram alta de até 30% nas vendas de artigos escolaresConsiderado o "Natal" das papelarias e livr...

Veja mais
Expansão do Uai prevê mall em comunidades

A rede mineira de shoppings populares Uai Shopping não para de crescer. Após dobrar o faturamento em 2012 ...

Veja mais
Vendas do varejo em MG crescem 6,7% em 2012

As vendas do varejo em Minas Gerais cresceram 6,7% em 2012 em relação ao ano anterior, segundo a Pesquisa ...

Veja mais
Heinz: informação privilegiada rendeu lucro de 2.000% em um dia

Investidores que apostaram US$ 90 mil em opções de compra de ações da empresa ganharam US$ 1...

Veja mais
Arroz do Mercosul poderá ter barreiras para entrar no Brasil

Produtores pedem ordenamento na entrada do produto durante o ano para evitar importação no período ...

Veja mais
Sabor & Equilíbrio

Congelados   A Sadia estreia com exclusividade no Rio a campanha da linha Sabor & Equilíbrio. A BRF qu...

Veja mais
Hipermercados e supermercados puxam varejo em 2012

A atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo puxou a alta de 8,4% nas venda...

Veja mais
Fabricantes preparam-se para a próxima geração de TVs

Televisores OLED começam a chegar ao mercado neste ano, mas preços ainda são salgados   A pr...

Veja mais
Trigo ganha competitividade, diz Cepea

O trigo voltou a ser competitivo em relação ao milho nos últimos meses em importantes praças...

Veja mais