Emissora pertencia ao grupo gaúcho de comunicação RBS
A J&F Investimentos, dona do frigorífico JBS, comprou o Canal Rural, emissora de televisão a cabo especializada em agronegócio e que pertencia ao Grupo RBS, do Rio Grande do Sul.
A Folha apurou que a J&F pagou aproximadamente
R$ 40 milhões pelo canal, em uma transação que engloba também o portal de internet Rural BR.
De acordo com a J&F, o canal faturou R$ 50 milhões no ano passado, com publicidade, eventos e transmissões de leilões.
Em nota, o Grupo RBS afirmou que o Canal Rural deixou de ser uma prioridade.
"O foco de investimentos e expansão do Grupo RBS são os veículos de comunicação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e, nacionalmente, os negócios digitais e a educação executiva", disse Eduardo Sirotsky Melzer, presidente executivo da RBS. "Nessa estratégia, o Canal Rural, mesmo sendo um ativo importante, deixa de ser prioritário."
Em nota, a J&F afirmou que o negócio faz parte de sua estratégia "de investir em empresas com potencial de crescimento, ao mesmo tempo em que estreita sua relação com o agronegócio".
Além do frigorífico JBS, maior processadora de carnes do mundo, a J&F controla o laticínio Vigor, a empresa de cosméticos e limpeza Flora, a Eldorado (fabricante de celulose) e o Banco Original, entre outras empresas.
Reportagem publicada no portal Rural BR diz que o novo controlador não deverá alterar a programação da emissora de TV.
Lançado em 1996, o canal tem cobertura nacional e oferece 18 horas diárias de jornalismo e entretenimento. O canal também promove telecursos profissionalizantes.
A programação pode ser assistida na Net, na Sky, na Via Embratel ou em tempo real pela internet.
Veículo: Folha de S.Paulo